Autor(es):
Pavan, Claunir
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3722
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Engenharia electrotécnica; Redes de telecomunicações; Redes ópticas; Arquitectura de redes; Topologia de rede
Descrição
Este trabalho apresenta um estudo sobre o dimensionamento
de redes ópticas, com vistas a obter um modelo de
dimensionamento para redes de transporte sobreviventes.
No estudo utilizou-se uma abordagem estatística em detrimento
à determinística.
Inicialmente, apresentam-se as principais tecnologias e
diferentes arquitecturas utilizadas nas redes ópticas de
transporte. Bem como os principais esquemas de sobrevivência
e modos de transporte.
São identificadas variáveis necessárias e apresenta-se um
modelo dimensionamento para redes de transporte, tendo-se
dado ênfase às redes com topologia em malha e considerando
os modos de transporte opaco, transparente e translúcido.
É feita uma análise rigorosa das características das topologias
de redes de transporte reais, e desenvolve-se um gerador de
topologias de redes de transporte, para testar a validade dos
modelos desenvolvidos. Também é implementado um algoritmo
genético para a obtenção de uma topologia optimizada para um
dado tráfego.
São propostas expressões para o cálculo de variáveis não
determinísticas, nomeadamente, para o número médio de
saltos de um pedido, coeficiente de protecção e coeficiente
de restauro. Para as duas últimas, também é analisado o
impacto do modelo de tráfego. Verifica-se que os resultados
obtidos pelas expressões propostas são similares às obtidas
por cálculo numérico, e que o modelo de tráfego não influencia
significativamente os valores obtidos para os coeficientes.
Finalmente, é demonstrado que o modelo proposto é útil para o
dimensionamento e cálculo dos custos de capital de redes com
informação incompleta. This work presents a study on the dimensioning of optical
networks, aiming to obtain a dimensioning model for survivable
optical transport networks. The study relies on a statistical
approach rather than a deterministic approach.
Initially, enabling technologies and different architectures usually
employed in optical transport networks are presented. The main
survivability schemes and transport modes are also presented.
Useful variables are identified and a transport network
dimensioning model is presented, with emphasis on mesh-based
network topologies, and considering opaque, transparent and
translucent transport modes.
A rigorous analysis on the characteristics of real-world transport
networks is done, and a topology generator is developed.
The topology generator is used for testing and validating the
developed models. A genetic algorithm for obtaining an optimized
topology for a given traffic load is implemented as well.
Expressions for calculating non-deterministic variables are
proposed, namely for the average number of hops per demand,
protection and restoration coefficient. For the last two, the impact
of the traffic model was analyzed. It is shown that results
obtained from the proposed expressions are quite similar to the
ones obtained from numeric calculation. Moreover, the traffic
model does not influence significantly the values obtained for the
coefficients.
Finally, it is shown that the proposed model is useful for the
dimensioning and calculation of capital expenditures of networks
in absence of complete information. Doutoramento em Engenharia Electrónica FCT SFRH/BD/27545/2006
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Inglês
Orientador(es)
Pinto, Armando Humberto Moreira Nolasco; Rocha, José Rodrigues Ferreira da