Author(s):
Daubney, Mark
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3720
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Formação de professores; Professores estagiários; Professores de línguas: Língua inglesa; Prática pedagógica; Avaliação de professores; Competência linguística
Description
Este estudo explora a influência da ansiedade linguística em futuros
professores de Inglês em situação de prática pedagógica. Setting the Scene
descreve o aumento de interesse pela ansiedade linguística por parte dos
investigadores no contexto da aprendizagem e do ensino, e a relevância desta
questão para professores estagiários fazendo a transição de aluno para
professor. O autor também considera a sua própria experiência de ansiedade
– enquanto estudante e investigador – de modo a gerar um maior
entendimento desta emoção complexa. O Capítulo 1 da Parte 1 descreve
como o afecto na aprendizagem e na investigação da língua tem vindo a ser
um factor preponderante no interesse mais alargado sobre as emoções em
contextos educacionais. A recente influência da teoria social na aquisição de
uma segunda língua e como esta pode ajudar a repensar a investigação das
emoções é discutida antes do final do capítulo, onde se examina ainda como
as emoções são expressas na comunicação e interacção.
O Capítulo 2 concentra-se na ansiedade na aprendizagem da língua e em
como o peso da noção em contexto social alargado tem provavelmente
influenciado uma abordagem dominantemente de cariz positivista na
investigação sobre a ansiedade linguística. Controvérsias e variáveis da
personalidade relacionadas com a ansiedade linguística são discutidas,
considerando-se a possibilidade de novas direcções para a investigação. A
prática pedagógica é vista como um campo fértil de investigação sobre a
ansiedade linguística em estagiários, com estilos de supervisão e discursos –
nomeadamente estratégias de delicadeza e de mitigação – sendo
considerados influências importantes na experiência desta emoção.
O Capítulo 3 da Parte 2 detalha a abordagem etnográfica e etnometodológica
do estudo e o procedimento de investigação em si. Os dados foram recolhidos
em três momentos distintos. Primeiro, através de inquéritos aplicados aos
estagiários antes do começo do estágio. Numa segunda fase, durante o
estágio, os dados principais foram recolhidos através das aulas e duma
entrevista semi-estruturada com os estagiários, ambas vídeo gravadas, e dos
encontros de pós-observação áudio-gravados. Os dados subsidiários
recolhidos nesta mesma fase incluem reflexões escritas e dossiers dos
estagiários, observações escritas das aulas do investigador e o relatório
intercalar dos professores supervisor e cooperante. Na última fase, posterior
às aulas, a recolha dos dados principais foi realizada através de uma vídeo
gravação da reunião de avaliação final com todos os participantes e de
stimulated recall protocols com cada professor estagiário.
O Capítulo 4 é predominantemente uma análise qualitativa de discurso,
utilizando categorias de análise para identificar sinais de ansiedade
emergentes dos dados. Os resultados mostram que um dos estagiários pode
ser caracterizado como tendo uma experiência de ansiedade mais
debilitadora, outro uma ansiedade mais facilitadora, enquanto a experiência
do terceiro é menos pronunciada e mais difícil de caracterizar. Sinais e fontes
múltiplos e complexos de ansiedade foram identificados mas as próprias autoimagens
dos sujeitos como professores de Inglês, construídas em interacção
ao longo do estágio, estão no centro desta experiência emocional. O Capítulo
5 considera as implicações e as conclusões deste estudo. São dadas
indicações para a relação estagiário-supervisor e quanto aos estilos do
supervisor no quadro da prática pedagógica assim como sugestões para que
a ansiedade linguística seja explicitamente abordada na formação em
supervisão. Finalmente, é ponderada se a experiência da ansiedade
linguística destas estagiárias e as suas fontes têm ou não implicações na
formação dos alunos de línguas. This study explores the influence of language anxiety on three pre-service
teachers of English during their teaching practice. Setting the Scene describes
the rise of interest in language anxiety for researchers working in language
learning and teaching contexts, and its relevance to trainees making the transition
from student to qualified teacher. The author reflects on his own experience of
anxiety – both as a language learner and researcher – in order to shed greater
light on this complex emotion and the motivation for researching it.
Chapter 1 of Part 1 relates how affect in language learning and research has
become an established consideration within a broader interest in emotions in
educational contexts. The recent influence of social theory on second language
acquisition and how it can help to rethink the research of emotions is discussed
before the final part of the chapter looks at how emotions are expressed in
communication and interaction.
Chapter 2 focuses on anxiety in language learning, and how the powerful notion
of anxiety in our society has likely influenced a dominant, positivist approach to
researching language anxiety. Controversies and personality variables related to
language anxiety are considered, and possible new directions for research
considered. The language teaching practicum is seen as fertile ground for
researching language anxiety in the trainees, with supervisor styles and
discourse - namely politeness and mitigation strategies - being considered
important influences on the trainees’ experience of this emotion.
Chapter 3 of Part 2 details the ethnographic and ethnomethodological approach
of data collection and the research procedure itself. Data was collected in three
distinct phases: first, through questionnaires applied to the trainees before the
teaching practice; next, during the teaching practice itself, the main data were
collected through video recorded lessons, a video recorded semi-structured
interview with the trainees, and audio recorded post-observation conferences
whilst secondary data consisted of the researcher‘s written observations on the
lessons, trainees’ written reflections and teaching files, and the supervising and
cooperating teacher’s mid-term report. The last research phase saw the main
data collected through a video recorded final assessment meeting with all the
participants and, finally, stimulated recall protocols with each trainee.
Chapter 4 is largely a qualitative analysis of discourse, using categories of
analysis to identify signs and sources of anxiety emerging from the data. One
trainee can be characterised as experiencing a debilitating anxiety, another
facilitating anxiety, whilst the third trainee’s experience is much less pronounced
and difficult to characterise. Multiple and complex signs and sources of anxiety
were identified but the images of themselves as English teachers, jointly
constructed in interaction, were at the core of the trainees’ emotional experience.
Chapter 5 discusses the implications and the conclusions of the study. Indications
for supervisor-trainee relationships and supervisor styles within the context of the
practicum are put forward as are suggestions to make language anxiety an
explicit consideration on supervisory courses. Finally, the experience and the
sources of the trainees’ language anxiety and the possible implications these may
have for pupils/students in their language classes are briefly considered. Doutoramento em Didáctica