Autor(es):
Brás, Cláudia Patrícia da Costa
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3705
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação comunitária; Educação para a saúde: Estudos de caso: Coimbra; Adolescência; Desenvolvimento dos adolescentes; Gravidez; Maternidade
Descrição
A gravidez na adolescência é vivida de distintas formas, dependendo da
complexidade dos contextos familiares, sociais, culturais em que cada uma
das grávidas se insere.
O presente estudo tem como objectivos: identificar as necessidades das
grávidas adolescentes; sensibilizar as grávidas adolescentes para tomarem
consciência dos seus problemas e recursos disponíveis; promover a partilha
de experiências entre as grávidas adolescentes e construir um programa de
intervenção específico adequado às necessidades identificadas.
Em termos metodológicos, o estudo insere-se no âmbito da investigação acção
participativa. Para a recolha de dados, utilizámos como instrumentos de
avaliação, o questionário e a entrevista focalizada em grupo.
Os participantes do estudo foram grávidas adolescentes, que fizeram vigilância
pré-natal na Unidade de Intervenção Precoce da Maternidade Bissaya Barreto
em Coimbra, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.
Os resultados deste projecto de intervenção encontram-se organizados em
quatro fases correspondentes aos estudos. Os dois primeiros estudos
permitiram a identificação das dificuldades e necessidades das grávidas
adolescentes. Estas partilharam medos, angústias, dificuldades, que deixaram
marcas no seu percurso como adolescentes. Comunicaram desejos e
necessidades, algumas delas consumadas numa formação prática que
correspondeu ao terceiro estudo. Da participação activa das grávidas
adolescentes, surge um quarto estudo, que compreende a construção de um
programa de intervenção, com o propósito de promover a sua saúde e permitir
subsídios relevantes para a mudança de comportamentos, orientados para
uma cidadania activa.
Consideramos que este projecto contribuiu para dar voz às grávidas
adolescentes, desenvolver as suas competências de forma a desempenhar um
papel influente na comunidade. São sugeridas implicações deste estudo para a
intervenção social e promoção da saúde das grávidas adolescentes Teenage pregnancy is experienced in different ways, depending on the social
and cultural complexity of the family contexts in which the pregnant is
integrated.
This study aims to identify the needs of pregnant teenagers; sensitize pregnant
teenagers to be aware of their problems and their available resources, to
promote the sharing of experiences among pregnant adolescents and to build a
specific intervention program that suits their identified needs.
In terms of methodology, the study falls within the scope of participatory action
research. To collect data we used as evaluation tools, a questionnaire and a
focused group interview.
The participants of the study were pregnant adolescents who where under prenatal
surveillance at the Unit of Precocious Intervention at the Maternity
Bissaya Barreto in Coimbra, and they were aged between 15 and 18 years.
The results of this intervention project are organized into four phases
corresponding to the studies.The first two studies have identified the difficulties
and needs of pregnant adolescents. They shared fears, anxieties, and
difficulties that have left marks on their journey as teenagers. They also
reported their desires and needs; some of the pregnant overreached them in a
practical formation that corresponded to the third study. Due to the active
participation of pregnant teenagers arises the fourth study involving the
construction of an intervention program with the purpose of promoting their
health and allowing relevant subsidies to change behaviours, towards oriented
active citizenship.
We believe that this project helped to give voice to pregnant teenagers to
develop their skills in order to play an influential role in the community.
Implications of this study are suggested for social intervention and health
promotion of pregnant teenagers. Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária