Autor(es):
Barros, Joel Filipe Pinto Ribeiro de
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3690
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências da terra; Técnicas pedagógicas; Estudos de campo - Ensino secundário; Aprendizagem pela resolução de problemas; Aprendizagem pela acção
Descrição
O ensino e aprendizagem da disciplina de Biologia e Geologia leccionada no
Ensino Secundário tem vindo a sofrer mudanças ao longo dos tempos.
Muitos investigadores procuram estratégias ou reformulam as existentes de
forma a melhorar o ensino desta disciplina para contribuir na formação de
cidadão activos, críticos e interventivos.
No último processo de revisão curricular do Ensino Secundário, respeitante
aos cursos gerais e tecnológicos do Ensino Secundário, o Ministério de
Educação definiu algumas orientações das quais se destacam a integração
das dimensões teórica e prática nas disciplinas, dando relevância ao ensino
experimental. O ensino prático e experimental tem desempenhado um papel
fundamental na educação das Ciências, como uma metodologia de ensino
aceite pelos professores.
O Trabalho de Campo (TC) é um exemplo de uma metodologia prática e um
recurso que tem vindo a ser cada vez mais adaptada, por professores e
investigadores, de forma a proporcionar um maior valor no ensino e
aprendizagem das Geociências. Neste âmbito, esta investigação incidiu
sobre dois estudos sendo utilizado como metodologia o estudo de caso. No
primeiro, procurou-se saber qual o tipo e frequência de implementação de
TC, por parte dos professores de Biologia e Geologia, bem como conhecer
os motivos que o levam a implementar o TC. Para esse efeito, como
instrumento de recolha de dados recorreu-se um questionário que foi
respondido por dezasseis professores de Biologia e Geologia do 11ºano. O
segundo estudo serve de complemento a este e incluiu a elaboração de um
questionário a alunos do 11º ano do Ensino Secundário da disciplina de
Biologia e Geologia, com objectivo de compreender a importância que o TC
estabelece na facilitação e compreensão de conceitos e fenómenos
geológicos, bem como a importância da sua implementação.
No decorrer da actividade do segundo estudo, observou-se o comportamento
dos alunos no que diz respeito a: pontualidade, motivação, empenho e
interesse demonstrado. Foram ainda analisadas as respostas dadas pelos
alunos no guião de campo elaborado propositadamente para essa actividade
inerente ao TC. Para além disso, foi alvo de análise as questões da ficha de
avaliação de conhecimentos (teste) que focavam as temáticas abordadas na
actividade do TC.
Os resultados do primeiro estudo indicam que a maioria dos professores
implementam o TC uma a três vezes por ano e entendem que o tipo de TC
mais adequado para este nível de ensino é do tipo Orientado para a
Resolução de Problemas. No entanto, a maior parte das descrições de
algumas actividades por eles efectuadas revelam que o TC implementado é o
da Observação Dirigida, indicando que há necessidade de formação prática
de professores ao nível de implementação de TC baseada na Resolução de
Problemas. Relativamente ao segundo estudo, os alunos afirmam, tal como
mencionado pelos professores, que o TC contribuiu para a compreensão dos
fenómenos e conceitos geológicos, facto que se veio a evidenciar quer pela
pontuação do guião de campo quer pela pontuação da questão realizada no
teste. The learning of the subject Biology / Geology taught at secondary schools
has undergone changes throughout the time. Many researchers look for new
strategies or try to reformulate the existing ones in order to improve the
methods of teaching of this subject and to contribute to the emergence of
active, critical and assertive citizens.
In the last revision of the syllabus for the secondary level, as far as general
and technological courses are concerned, the Ministry of Education defined
some orientations, namely the integration of the theoretical and practical
dimensions of the subject, giving relevance to experimental education.
Practical and experimental education has been playing a very important role
in the teaching of Sciences, as a methodology widely accepted by teachers.
The field work is an example of a practical methodology and a resource that
has been more and more adopted, both by teachers and researchers in
order to provide a better teaching and learning process in the Geosciences.
In this respect, this research work has focussed on two studies, being the
case study used as a methodology. In the first one, the main aim was to find
out the type and the frequency of field work that has been implemented by
Biology and Geology teachers, as well as to understand the reasons why they
do it. For this purpose, it was used a questionnaire which was answered by
sixteen teachers of Biology and Geology of the eleventh grade as instrument
to collect data. The second study is a complement to this one and it included
a questionnaire answered by Biology and Geology students from the
eleventh grade. Its aim was to understand the importance that the field
work has in the understanding of geological concepts and phenomena as it is
applied in class.
During the second study, students behaviour was observed as far as
punctuality, motivation, and interest were concerned. The answers given by
the students in the script done specifically for this activity have also been
analysed. Moreover, the answers of the written test which focussed on the
topics related to the above mentioned activity were also studied.
The results of the first study indicate that the majority of the teachers do
field work from one to three times a year and that they understand that the
most adequate sort of field work for this level of education is the guided kind
for Problem solving. However, most of the descriptions of activities given by
them show that the field work they do is of Direct observation, which
indicates that there is the need for teacher training as to field work based
on Problem solving. As to the second study, the students state, as
mentioned by the teachers, that the field work has contributed to the
understanding of geological concepts and phenomena, which was
highlighted by the score on both the script and the question asked on the
written test Mestrado em Ensino da Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário