Autor(es):
Bastos, Andreia Isabel Silva
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3673
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Comunicação multimédia; Ensino multimédia; E-learning; Sistemas interactivos; Comunidades virtuais; Interacção social; Formação profissional
Descrição
O ser humano vive na Sociedade do Conhecimento, onde existe um processo
constante de formação e expansão. A quantidade de informação disponível, bem
como os meios para a conseguir, são cada vez mais e melhores, parede tornarse
cada vez mais importante do que nunca a formação individual. Para ser
possível estar actualizado e na frente desta nova era é necessário um processo
contínuo de aprendizagem. Os sistemas de eLearning têm um papel importante
a este nível, sendo uma aposta cada vez mais segura por parte das
organizações. É através destes sistemas que as organizações dão resposta à
necessidade de formação e ensino de novos conceitos e conhecimentos aos
seus colaboradores, fundamental para vingarem nos mercados competitivos.
Devido ao elevado ritmo a que surge nova informação, verifica-se a necessidade de
sistemas que disponibilizem conteúdos pequenos e reutilizáveis, que possam ser
actualizados e adequados a diferentes contextos. É então necessário perceber o
processo de criação e consumo deste tipo de conteúdos de aprendizagem, de forma
a que se desenvolvam soluções de interacção que facilitem as tarefas de
manuseamento de uma ferramenta deste tipo. Por outro lado, um utilizador não é
um agente isolado no sistema, sendo assim importante promover a comunicação
entre os diferentes utilizadores, no sentido de melhorar a experiência de utilização.
Nesta dissertação é apresentado o processo de desenvolvimento de uma solução,
sob a forma de um protótipo funcional de um ambiente de eLearning, que poderá
dar resposta a estas questões de criação e interacção. Ambicionando criar um novo
paradigma de visualização e manipulação de conteúdos na plataforma PoLO da PT
Inovação que facilite a construção de um Learning Object por parte de um conceptor
de conteúdos, foram desenhadas e testadas soluções. O fluxo de concepção de
conteúdos desenvolvido disponibiliza ferramentas que facilitam a interacção de um
conceptor com o sistema, permitindo-lhe criar conteúdos direccionados a
necessidades específicas de utilização. Através da introdução da sugestão de
conteúdos, adição de comentários e votação de conteúdos, a solução desenvolvida
poderá fomentar não só a interacção dos utilizadores com os conteúdos, mas
também a comunicação dos utilizadores entre si. The Human Being lives in the Knowledge Society where there is a continuous
process of learning and knowledge expansion. The amount of available information,
as well as the means to acquire it, are expanding and improving and the individual
learning appears to become more important than ever. To be able to adapt and be in
the front line of this new era, a continuous learning process is necessary. eLearning
systems have an important role, being the safest bet for organizations. It is through
these systems that the organizations satisfy the need for training and learning of
their collaborators, which is fundamental in order to be successful in the competitive
markets.
Due to the fast pace to which knew information appears, we can identify the need for
systems that offer small and reusable contents, which can be adapted to different
contexts. It is necessary to understand the process of creation and consumption of
these learning contents in order to develop interaction solutions that facilitate the
tasks and usage of such instrument. On the other hand, On the other hand, a user is
not an isolated agent of the system and it is important to promote the communication
between different users, so that the usage experience.
In this study is presented the development process for a solution, presented as a
functional prototype of an eLearning environment, that could answer these creation
and interaction issues. Aspiring to create a new paradigm of visualization and
manipulation of contents in the platform PoLO, from PT Inovação, that makes easier
the construction of a Learning Object by a content conceptor, solutions were
designed and tested. The content conception flow developed displays an array of
tools that make easier for the conceptor to interact with the system, making it
possible for him to develop contents directed to the specific needs of different users.
Through the introduction of content suggestion, comment addition and vote, the
solution that was developed could promote not only the interaction of the users with
the contents, but also the communication of the users amongst themselves. Mestrado em Comunicação Multimédia