Author(s):
Ferreira, Dora Isabel Rodrigues
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3636
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Planeamento urbano; Mobilidade; Transportes públicos; Desenvolvimento sustentável
Description
Apesar de não ser uma abordagem recente, tem-se vindo a assistir à
intensificação da utilização dos discursos a propósito da mobilidade
sustentável, em particular, num contexto de planeamento e ordenamento dos
territórios, com vista a alcançar o desenvolvimento sustentável, onde a
alteração de mentalidades e das opções de mobilidade são essenciais, uma
vez que os actuais padrões de mobilidade indicam uma clara dependência da
população em relação ao automóvel privado.
A presente dissertação surge com o objectivo de analisar o potencial das
estratégias de gestão de mobilidade, como solução para a redução dos
impactos ambientais, económicos e sociais, da crescente motorização da
sociedade actual. Ao mesmo tempo, pretende-se alertar para a necessária
alteração dos padrões de mobilidade apoiada em sistemas de mobilidade
menos exigentes em energia, desde os modos suaves, promoção dos
transportes públicos e incentivar a práticas de racionalização do transporte
individual (como o exemplo da prática de carpooling).
Esta problemática é transposta para o caso do Campus 2 do Instituto
Politécnico de Leiria (IPL), onde se tenta perceber a influência da adopção de
estratégias de mobilidade sustentável, parte integrante do projecto europeu
T.aT., sobre a alteração de comportamentos de mobilidade da população
académica. Termina-se com um olhar crítico sobre o papel do IPL enquanto
instituição de ensino e responsável pela partilha de valores e participação
cívica, acrescentando-se algumas recomendações que potenciem as acções
já decorridas.
O objectivo final e simples deste estudo passa por fomentar uma cultura local
de mobilidade sustentável que envolva agentes locais, a comunidade
académica e os operadores de transporte na verificação e acompanhamento
de estratégias de mobilidade de incentivo a uma geração presente e futura
menos dependente do automóvel. Sustainable mobility, although not a recent approach, is being increasingly
used in the context of spatial planning. The objective is reaching a sustainable
development, where the changing of mentalities and behavior of mobility are
essential.
This thesis aims to analyze the potential of mobility strategies as a solution for
reducing the environmental, economical and social impacts of recurrent use of
motorized transportation. It argues for the need to change the mobility patterns
supported by mobility systems less energy demanding, such as, soft modes,
promotion of public transportation and the rational use of the individual
transportation (carpooling).
This problematic is transposed to the case study of the Polytechnic Institute of
Leiria (IPL) Campus 2, where we tried to understand the influence of the
adopted sustainable mobility strategies that integrated part of the European
project T.aT., about the modification of the mobility behaviors.
Finally, the thesis looks at the ways the main local decision-makers understand
the issue, adding some recommendations that can complement the actions
already implemented in the field, aiming to strengthen the IPL role as
educational institution, fostering shared values and civic participation.
The overall goal of this study is to encourage a sustainable mobility local
culture involving the local agents, academic community and transportation
operators, giving incentive to mobility strategies that will allow for a less
automobile dependent society. Mestrado em Planeamento Regional e Urbano