Detalhes do Documento

A multimédia na prevenção do bullying

Autor(es): Rosa, António José Regalado de Melo cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3618

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Educação artística; Ensino multimédia: Ensino básico 3º ciclo: Ensino secundário; Artes visuais; Violência escolar: Prevenção


Descrição
O tema deste relatório assenta no desenvolvimento de duas diferentes áreas, por um lado a questão social implícita na relação entre os alunos de uma escola, por outro a educação artística nas escolas, utilizando como recurso as ferramentas de Multimédia. A intersecção destas duas áreas e o seu estudo paralelo possibilitou a construção de novos conhecimentos, que nos poderão levar a considerar a Multimédia como um recurso capaz de alertar, sensibilizar e combater a problemática do Bullying. A Multimédia pode ser entendida como um promotor eficiente na transmissão de mensagens e conteúdos. As imagens em movimento, o som associado, a partilha e disponibilidade imediatas que os novos media propiciam, são elementos que cada vez mais cativam os alunos, que já não se sentem satisfeitos com qualquer suporte de comunicação mais tradicional. Com base neste tipo de meios mais dinâmicos, se transmitirmos uma mensagem para os alunos pertencentes ao 3.º ciclo de escolaridade de alerta e combate à problemática do Bullying, é natural que eles tenham mais disponibilidade, curiosidade e interesse para a receber, e consequentemente que a absorvam mais facilmente. Numa escola de um pequeno meio, foram criados vários elementos Multimédia por uma turma do 10º ano, do Curso Profissional de Multimédia, os quais foram depois expostos à comunidade escolar, com particular incidência no 3º ciclo de escolaridade, o público-alvo escolhido para este projecto de escola. Através da aplicação de questionários a uma amostra de alunos, procurou-se esclarecer se a Multimédia utilizada como recurso educativo, foi capaz de alertar, sensibilizar e combater a problemática do Bullying. Os resultados revelam que a Multimédia, associada a meios de comunicação tradicionais, enquanto recurso e estratégia de ensino favorece a consciencialização de toda a comunidade escolar para a problemática do Bullying, preparando-a para actuar de forma a combatê-lo. The theme of this report is based on the development of two different areas, on one hand the social issues implied in the relationship between the students of a school, on the other hand arts education in schools, using as resource Multimedia tools. The intersection of this two areas and its parallel study allowed the construction of new knowledge that may lead us to consider the Multimedia as a resource capable of alerting, give awareness and deal with the issue of Bullying. The Multimedia can be understood as an efficient promoter in the transmission of messages and content. The moving images, the associated sound, the immediate availability and sharing that new media provide, are elements that increasingly captivate the students, who no longer feel satisfied with any traditional medium of communication. Based on this type of more dynamic media, if we transmit a message to the Middle School students of warning and combat to the problem of Bullying, it is natural that they have more availability, curiosity and interest to receive, and consequently to absorb easily. In a school of a small town, many Multimedia elements were created by a 10th grade class, of the Professional Multimedia Course, which were then exposed to the school community, with particular focus on the Middle School students, the target group chosen for this school project. Through the application of questionnaires to a sample of students, we tried to clarify whether the use of Multimedia as an educational resource, was able to alert, aware and address the issue of Bullying. The results show that Multimedia, associated with traditional media, as a resource and education strategy promotes awareness of the whole school community to the problem of Bullying, preparing it to act against it. Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo e Secundário
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Fragateiro, Carlos Manuel Branco Nogueira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia