Detalhes do Documento

À descoberta da escola nova de Faria de Vasconcelos

Autor(es): Duarte, Madalena Luzia Pereira cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3608

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Metodologia de ensino; Escola nova - Bélgica; Pedagogia diferencial; Currículos centrados nos alunos


Descrição
Faria de Vasconcelos no livro Une école nouvelle en Belgique (1915), ainda não traduzido em português, descreve a experiência pedagógica de uma escola nova considerada modelo, no contexto do movimento da Educação / Escola Nova do início do séc. XX. Esta escola assentava num ensino centrado na aprendizagem dos alunos a partir dos seus próprios interesses, numa pedagogia diferenciada orientada por um ensino individualizado, na utilização de métodos activos e da metodologia de projecto que, ao partir da prática para a teoria através do método indutivo, desenvolvia competências para que se tornassem cidadãos activos, autónomos, criativos, responsáveis e críticos. Pretende-se, por um lado, contextualizar e caracterizar a escola nova de Faria de Vasconcelos (1880-1939) e, por outro, comparar os princípios inerentes à sua pedagogia com os desafios do século XX para a educação no século XXI. Faria de Vasconcelos’ book Une école nouvelle en Belgique (1915) not yet translated into Portuguese, describes the pedagogical experience of a new school considered a model, in the context of the New Education / School movement that appeared in the beginning of the 20th century. This school based all its teaching in a pupil/student centered education starting with its own interests, followed by a differentiated pedagogic method guided to an individual monitoring. They used active methods associated to project methodologies which allow students to learn from practice experiences to theory through the inductive method. So students can develop different abilities and are able to become active, autonomous, creative, responsible and critical citizens. On the one hand we intend to contextualize and characterize the new school of Faria de Vasconcelos (1880-1939); On the other hand we compare the inherent principles within his pedagogical theory with the education challenges of the 20th century for education in the 21st century. Faria de Vasconcelos dans son ouvrage Une école nouvelle en Belgique (1915), qui n’est pas encore traduit en portugais, décrit l’expérience pédagogique d’une nouvelle école considérée comme modèle, dans le contexte du mouvement de l’Éducation / École Nouvelle au début du XXème siècle. Cette école a été créée sur une éducation centrée sur l’apprentissage des élèves à partir de leurs propres intérêts, dans une pédagogie différenciée orientée vers un apprentissage individualisé, dans l’utilisation de méthodes actives et de la méthodologie de projet qui, en partant de la pratique vers la théorie à partir de la méthode inductive, développait des compétences pour que les élèves deviennent des citoyens actifs, indépendants, créatifs, responsables et critiques. Il est destiné, d'abord, à mettre en contexte et à caractériser la nouvelle école de Faria de Vasconcelos (1880-1939), et d'autre part, à comparer les principes inhérents à leur pédagogie avec les défis du XXème siècle pour l'éducation au XXIe siècle. Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Coelho, Carlos Meireles
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia