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Modelo europeu de educação e formação: desafios ao nível 1 em Portugal

Autor(es): Ferreira, Lúcia Maria da Silva cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3600

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ciências da educação; Sistemas educativos - Europa; Objectivos educativos; Avaliação da educação; Eficácia do ensino; Ensino básico; Formação para o desenvolvimento individual; Escolaridade obrigatória


Descrição
O Quadro Europeu de Qualificações (2008) tem subjacente um modelo de aprendizagem ao longo da vida para a Europa e põe em questão os fins, objetivos, currículos, metodologias e estratégias de cada um dos sistemas educativos europeus. No que agora é considerado nível 1 tem havido diferentes problemas e soluções para a organização da educação e formação básica: escolaridade obrigatória, a opção precoce ou adiada da orientação escolar, a função selectiva das turmas de nível ou heterogéneas, a mudança pragmática da educação primária para um desenvolvimento acelerado, a autonomia integrada do nacional e local, o desenvolvimento ao ritmo de cada um, avaliação de competências. Pretende-se analisar a contribuição do caso alemão, francês, inglês, espanhol, holandês e escandinavo para a resolução destes problemas e compará-los com os desafios que se colocam ao sistema educativo português na reorganização sistémica e curricular e na formação de professores. The European Qualifications Framework (2008) has a model of lifelong learning underlined for Europe which calls into question the purposes, objectives, curricula, methodologies and strategies of each of the European educational systems. In what is now considered level 1, there has been different problems and solutions for the organization of basic education and training: compulsory education, the option of early or delayed school guidance, the selective function of the level classes or heterogeneous, a pragmatic change of primary education for an accelerated development, the autonomy of national and local integrated, the development to the rhythm of each, skills assessment. Hence, it is intended to analyze the contribution of the German, French, English, Spanish, Dutch and Scandinavian case to solve these problems and compare them with the challenges facing the Portuguese education system in the systemic reorganization and curricular and in the teacher training. Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Coelho, Carlos Meireles
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