Autor(es):
Ferreira, Lúcia Maria da Silva
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3600
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ciências da educação; Sistemas educativos - Europa; Objectivos educativos; Avaliação da educação; Eficácia do ensino; Ensino básico; Formação para o desenvolvimento individual; Escolaridade obrigatória
Descrição
O Quadro Europeu de Qualificações (2008) tem subjacente um modelo de
aprendizagem ao longo da vida para a Europa e põe em questão os fins,
objetivos, currículos, metodologias e estratégias de cada um dos sistemas
educativos europeus. No que agora é considerado nível 1 tem havido
diferentes problemas e soluções para a organização da educação e formação
básica: escolaridade obrigatória, a opção precoce ou adiada da orientação
escolar, a função selectiva das turmas de nível ou heterogéneas, a mudança
pragmática da educação primária para um desenvolvimento acelerado, a
autonomia integrada do nacional e local, o desenvolvimento ao ritmo de cada
um, avaliação de competências. Pretende-se analisar a contribuição do caso
alemão, francês, inglês, espanhol, holandês e escandinavo para a resolução
destes problemas e compará-los com os desafios que se colocam ao sistema
educativo português na reorganização sistémica e curricular e na formação de
professores. The European Qualifications Framework (2008) has a model of lifelong learning
underlined for Europe which calls into question the purposes, objectives,
curricula, methodologies and strategies of each of the European educational
systems. In what is now considered level 1, there has been different problems
and solutions for the organization of basic education and training: compulsory
education, the option of early or delayed school guidance, the selective function
of the level classes or heterogeneous, a pragmatic change of primary
education for an accelerated development, the autonomy of national and local
integrated, the development to the rhythm of each, skills assessment. Hence, it
is intended to analyze the contribution of the German, French, English,
Spanish, Dutch and Scandinavian case to solve these problems and compare
them with the challenges facing the Portuguese education system in the
systemic reorganization and curricular and in the teacher training. Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social