Autor(es):
Evaristo, Ana Isabel Caria Duarte
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3552
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimédia; Ensino de uma segunda língua - Ensino básico 1º ciclo; Língua inglesa; Metodologia de ensino; Portfólio
Descrição
Partindo da concepção de um projecto de intervenção realizado numa turma de
1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Inglês como Actividade de
Enriquecimento Curricular, o presente trabalho de investigação analisou as
potencialidades da construção e implementação de um e-Portefólio, pelos
alunos, no que diz respeito ao desenvolvimento da competência plurilingue e
intercultural e das competências em TIC.
A metodologia adoptada foi a de estudo de caso, com contornos de
investigação-acção, realizado em contexto de sala de aula com recurso a
ferramentas on-line. Os dados foram recolhidos essencialmente a partir de dois
questionários de perguntas abertas e fechadas, fichas de trabalho realizadas
pelos alunos na aula, os e-Portefólios construídos pelos alunos e ainda uma
entrevista realizada à professora titular.
A análise dos dados permite-nos concluir que os alunos desenvolveram
competências em TIC, continuando a utilizar o e-Portefólio, após a
implementação do projecto, evidenciaram um percurso de desenvolvimento da
competência linguística e cultural, tendo ficado mais sensibilizados à
diversidade linguística e cultural, e despertos e curiosos para conhecer melhor
outros povos e culturas. Starting from an intervention project that took place with a primary school class
as part of the Curricular Enrichment Activities national program, this research
project analyzed the potencial of building, developing and implementing an e-
Portfolio, by primary education puplis, linked to the development of
multicultural, multilingual and ICT competences.
The method adopted was the case study, involving action-research aspects,
taking place in a classroom context, resorting to online tools. Data was mainly
gathered through two questionnaires with open and closed questions,
worksheets completed in class, the e-Portfolios produced by the pupils, and
finally the interview to the class teacher.
Data analysis allowed us to conclude that the pupils developed ICT
competences and kept using the e-Portfolio after the implementation of the
project activities. Awareness of language and culture diversity allowed pupils to
develop multicultural and multilingual competences, awakening their taste and
curiosity towards other peoples and cultures. Mestrado em Multimédia em Educação
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Moreira, António; Andrade, Ana Isabel