Author(s):
Almeida, Maria Luísa Bastos
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3550
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino multimédia; B-learning; Ensino da matemática - Ensino básico 3º ciclo; Metodologia de ensino; Motivação para a aprendizagem
Description
O ensino continua a obedecer a lugares definidos no tempo e no espaço, ou
seja, o professor continua a ser o principal responsável pela transmissão de
conteúdos e o papel do aluno continua a ser bastante passivo. As Tecnologias
de Informação e Comunicação (TIC) podem portanto influenciar e transformar a
aprendizagem.
As plataformas de gestão da aprendizagem e applets permitem definir uma nova
metodologia de ensino e aprendizagem, organizando o espaço de interacção, de
acordo com uma dada intencionalidade, incentivando a auto-aprendizagem dos
alunos recorrendo a uma rede de colaboração. No entanto, apesar da divulgação
de plataformas e da formação de professores na sua utilização, o seu uso ainda
não é generalizado e não está a ser efectuado da forma mais adequada.
Por outro lado, há necessidade de compreender os conceitos algébricos, as
estruturas e os princípios que regem as manipulações simbólicas e como estes
símbolos podem ser utilizados para traduzir ideias matemáticas e a exploração
de padrões e regularidades ajuda os alunos a desenvolver o pensamento
algébrico. Apesar da maioria dos professores e investigadores, na área da
Matemática, reconhecerem a importância dos padrões no desenvolvimento e na
compreensão das estruturas algébricas, a sua abordagem, em contexto de sala
de aula, é ainda pouco explorada, sendo importante uma investigação nesta área
e numa perspectiva inovadora.
Neste contexto, desenvolveu-se este estudo com o primordial objectivo de avaliar
o impacto da utilização de recursos da Web 2.0 (applets e plataforma de gestão
da aprendizagem) na abordagem do domínio temático da Álgebra, mais
concretamente, no estudo das funções, centrada nos padrões e regularidades ao
nível do desenvolvimento de: competências tecnológicas; apetências,
conhecimentos e capacidades matemáticas, transversais e específicas e
apetências e capacidades de trabalho colaborativo.
Para tentar dar resposta às questões de investigação subjacentes aos objectivos
que se perseguem, optou-se por um estudo de caso desenvolvido num contexto
de investigação-acção uma vez que se pretendia analisar, de modo intensivo,
uma situação particular, em contexto real, e mais focada nos processos do que
nos resultados finais, não seguindo uma linha rígida de orientação. A parte
empirica do estudo decorreu em ambiente académico normal, em contexto de
sala de aula e a distância, numa escola dos 2.º e 3º Ciclos do Ensino Básico com
Ensino Secundário do distrito de Leiria e incidiu sobre alunos de uma turma do
8.º ano de escolaridade.
Ad principais técnicas de recolha de dados foram a observação, a inquirição e a
análise documental.
A análise dos dados recolhidos foi, essencialmente, de natureza qualitativa, não
pondo de parte, no entanto, elementos quantificáveis envolvidos, com o objectivo
de suportar a análise qualitativa.
A análise de conteúdo a que os dados foram submetidos permitiu concluir que a
integração de recursos da Web 2.0 (applets e plataforma de gestão de
aprendizagem) nas actividades lectivas, em diferentes contextos espaçotemporais
- nas aulas de Matemática, em sessões de Estudo Acompanhado (EA)
e a distância - contribuiu para motivar os alunos para uma aprendizagem mais
profunda, significativa e eficaz e desenvolver e/ou construir conhecimentos
tecnológicos e algébricos, uma visão mais positiva e dinâmica da matemática,
capacidades de resolução de problemas, de raciocinio e de comunicação
matemática de forma mais autónoma e responsável. A utilização de uma
componente a distância, como complemento das aulas, estimulou e favoreceu o
processo de ensino e aprendizagem e promoveu a partilha de informação, a
construção de conhecimento partilhado e colaborativo e interacções mais ricas
entre os diferentes intervenientes (saber, alunos e professora/investigadora). The education continue to obey to defined positions in time and space, that
means, the teacher still to be the main responsable for the contents transmition
and the student role continues to be quite passive. The Information and
Communication Technologies (ICT) can therefore influence and transform the
learning.
The learn mannagement systems and the applets allow to define a new
methodology of teaching and learning, by organizing the interaction space in
accordance with a given intencionality, encouraging self-learning of the
students recurring to a colaboration network. However, despite the diffusion of
the platforms and the training of the teachers in their use, their use is not yet
generalised and is not being made in the more apropriate manner.
By other way, there is the need to understand the algebric concepts, the
structures and principals that rule the symbolic manipulations and how these
symbols can be used to translate mathematical ideas and the exploration of the
patterns and regularities helps the students to develop algebric thinking.Despite
the majority of teachers and investigators in the Mathematical field, does
recognize the importance of patterns in the development and comprehension
of the algebric structures, their approach, in a classroom context, is yet less
explored, being important a research in this area and in a innovative
perspective.
In this context, this study has been developed with the primordal purpose of
evaluating the impact of the use of resources Web 2.00 (applets and learn
mannagement systems) in the approach of themathic domain of the Algebra ,
more concretely, in the study of functions, centred in patterns and regularities to
the development level of: technologic competences, appetites, knowledgments
and transversal and specific mathematical capabilities appetites and
capabilities of colaborative work.
To Try to give an answer to the questions of the underlying investigation to the
purposes wich are pursue, was decided for a case study developed in a context
of action-investigation once that it was intended to do, an analise in an intensive
way, a particular situation, in a real context, and more focused in the process
than in the outcomes, not been followed a strict line of orientation.
The empirical part of the study took place in normal academic environment, in
classroom context and the distance, in a school of the second and third Cycles
of Basic Education with elementary education in the district of Leiria and
focused on students from the 8 degree of education.
The main techniques of data’s collection were the watching, the inquiry and the
documental analysis.
The analise of the collected data, was essentialy on qualitative nature, not
disregarding, however,quantifiable elements envolved , with the aim to support
the qualitative analise. The content analyses that those data’s were submitted
allowed to conclude that the interaction of resources Web 2.00 (applets and
learn mannagement systems) in the academic activities,
in different space-temporals context in the mathematics classes in Oriented
study sessions (OS) and distance, contributed to motivate the students for a
more deep learning, significant and effective, and develop and/or to build
Technological and algebric knowledegments;a more positive view and dynamic
of the mathematic; to develop the capabilities of problems resolution,
mathematical reasoning and mathematical communication; a more positive
view and dynamic of the mathematic;capabilities of problems resolution, of
reasoning and of mathematical communication, in a more autonomic and
responsible way. The usage of one component the distance, complementary to
the lessons, favoured and encouraged the process of education and learning
and fostered the sharing of information, the construction of sharing
knowledgement and collaborative and more rich interactions between the
different intervenient (knowledge, students and teacher/ researcher). Mestrado em Multimédia em Educação