Autor(es):
Costa, Tânia Marisa Silva
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3462
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Política educativa; Educação de adultos; Administração local
Descrição
A linha condutora da dissertação é analisar como é que as autarquias locais
estão a responder às exigências impostas pela Estratégia de Lisboa,
especificamente no que diz respeito à melhoria das qualificações académicas
dos portugueses adultos e na requalificação de activos, com o objectivo de
assentar a competitividade no conhecimento e no capital humano. Estamos a
viver mudanças impostas pelos novos desafios postos à educação, que
requerem um novo paradigma educativo em substituição do Estado Educador,
caracterizado por um sistema educativo centralizado, pela posição marginal do
município e pela sua subordinação aos objectivos nacionais do sistema
educativo. Este novo paradigma aponta para a cidade como espaço social de
encontro entre o global, o nacional e o local e entre a educação formal e a
educação não formal e informal, para a descentralização e autonomia e para o
município como dinamizador e coordenador de uma política educativa local.
Esse novo paradigma coincide com a filosofia das Cidades Educadoras,
conceito donde emerge a centralidade do município que tem de reorientar a
sua política educativa.
ABSTRACT: The line followed on the thesis pretends to examine how local authorities are
responding to the requirements of Lisbon Strategy, specifically with regard to
the improvement of the academic qualifications of Portuguese adults and teh
upgrade of qualifications of the portuguese workforce, so that competitiveness
can be based on knowledge and human capital.
We are experiencing changes imposed by the new challenges posed to
education, wich require a new educational paradigm, different from the
tradicional one, characterized by a centralized education system, the marginal
position of the municipality na its subordination to the national objectives of
education. This new paradigm indicates the city as the social meeting point of
the global, the national and the local, the meeting point of the formal, nonformal
anda informal education, for the decentralization and autonomy for the
city as a facilitator anda coordinator of local education policy. This nem
paradigm coincides with the philosophy of Educating Cities, a concept from
wich emerge the centrality of the city emerges and has to reorient its education
policy. Mestrado em Planeamento do Território - Inovação e Políticas de Desenvolvimento