Autor(es):
Narciso, Teresa de Jesus Reis
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3441
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Administração pública; Governo electrónico; Interoperabilidade
Descrição
A forma como a administração pública se relaciona com os cidadãos e empresas, encontra-se directamente relacionada com a qualidade dos
serviços que presta. O maior desafio que se coloca, hoje em dia, à administração pública é o de conseguir desenvolver e implementar mecanismos que lhe permitam focalizar a sua actuação na satisfação e expectativas dos seus clientes, orientando a sua actividade para os resultados, prevendo e antecipando problemas e propondo, em tempo útil, as respectivas soluções.
Os organismos públicos que integram os vários níveis da administração, funcionam numa lógica compartimentada, pesada e burocrática, o que dificulta o seu relacionamento e condiciona a
qualidade dos serviços que prestam.
Assim, o presente trabalho propõe-se analisar o grau de interoperabilidade organizacional nos serviços da administração pública, concretamente, entre o Município de Portalegre, a Conservatória do Registo Predial de Portalegre e o Serviço de Finanças de Portalegre. A compreensão do tipo e volume de processos em causa, dos documentos que os instruem e da forma como estas três
entidades se relacionam, é a base desta investigação.
ABSTRACT: The way the public administration interacts with citizens and businesses is directly associated to the quality of the services provided. Today, the public administration biggest challenge is to be able to develop and implement mechanisms that enable it to focus its action on the satisfaction and expectations of its customers, focusing its activity to the results, anticipating problems and proposing solutions in a timely manner.
Public bodies that compose government, operate in a compartmentalized, heavy and bureaucratic way, which complicates their relationship with customers and affects the quality of the services they provide.
Thus, this study proposes to analyse the degree of organizational interoperability in some public administration services, namely between the Municipality of Portalegre, the Land Registry of Portalegre and the Finance Service of Portalegre. The aim of this research is to understand the type and volume of cases involved, the documents that instruct them and the way these three entities relate to each other. Mestrado em Administração e Gestão Pública