Autor(es):
Anastácio, Rita Sofia Santos
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3379
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências; Ciências da natureza; Comunicação; Criatividade; Ludicidade
Descrição
A comunicação que se apresenta expõe as estratégias criativas utilizadas na
disciplina de Ciências Naturais do 9º ano do 3º ciclo do Ensino Básico, bem
como os resultados nas aprendizagens dos alunos das noções de
hereditariedade. As estratégias foram desenvolvidas no âmbito do projecto de
investigação conducente à obtenção do grau de Mestre pela Universidade de
Aveiro, em Comunicação e Educação em Ciência. A finalidade consiste em
demonstrar, nas aprendizagens dos alunos, a eficiência de comunicar
criativamente.
Adoptando-se os modelos de Bellón (1998) e da ludicidade de Lopes (2004),
construíram-se as estratégias criativas orientadas pelos pressupostos: 1) o
professor é um agente promotor da aprendizagem científica sendo, portanto,
um condicionador do desenvolvimento da aprendizagem ou um bloqueador; 2)
as crianças entre os 14-15 anos manifestam nos seus comportamentos
características do espírito científico; 3) o professor ao promover e desenvolver
estratégias de criatividade e de ludicidade promove o desenvolvimento do
espírito científico nas aprendizagens.
Para organização da experiência implementaram-se cenários de experiência
em sala de aula e recolheram-se dados através do recurso a questionários aos
alunos em três momentos diferenciados, antes e depois da experiência. Bem
como a análise das narrativa autobiográfica elaborada pela autora do projecto,
Rita Anastácio. Os resultados obtidos corroboram a eficiência das estratégias
criativas na aprendizagem de conceitos de hereditariedade, pois tanto os
alunos se sentiram envolvidos na experiência, como assinalaram que
gostariam de experienciar mais aulas semelhantes à que aplicou as
estratégias criativas.
ABSTRACT: The present communication exposes creative strategies implemented in the
discipline of Natural Science of the 9th grade from the 3rd cycle Basic
Instruction, as well as the results of the apprenticements by the pupils about
the theme in question: Heredity Basic Notions.
Developed in the ambit of the investigation project to conduce to the obtention
of the Master Degree in Science Communication and Education by the Aveiro
University. And witch finality is to demonstrate, in pupils apprenticements, the
efficiency of communicating creatively.
It were built creative strategies, adopting Bellón (1998) and Lopes (2004)
models, orientated by the pretexts: 1) teachers can promote the scientific
learning (they can permit or block that process); 2) children between 14-15
years old manifest in their behaviour the scientific spirit characteristics: they
detain critic capacity, curiosity, experiment and acknowledge discourse, and
they can debate ideas; 3) teachers, when they build and develop creative
strategies, facilitate the development of scientific spirit and of the learning’s.
To organize this experience, were implemented scenarios of experience in
classroom and, was collected data of two questionnaires filled by the pupils, in
three differentiated moments, before and after the experience in classroom. As
well as the analysis of the autobiographic narrative elaborated by the author of
the project, Rita Anastácio.
The obtained results corroborate the efficiency of the creative strategies in the
learning process of the heredity and genetic concepts. The students revealed
to be involved by the experience of the strategies, and their testimonials
revealed that they wanted to experiment other lessons like this that used
creative strategies. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência