Document details

Student financial support in Thai higher education

Author(s): Rattananuntapat, Malinee cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3376

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino superior; Política educativa; Financiamento da educação; Acção social


Description
Este estudo procura analisar as percepções dos administradores de acção social em relação às políticas de apoio financeiro aos alunos, nomeadamente: “Government Scholarship Schemes, Student Loan Fund Schema (SLF) e Income Contingent Loan Scheme (ICL)”. Estes sistemas são providenciados aos alunos de formação inicial através das instituições de ensino superior. Foi elaborado e administrado um questionário a todos os administradores cujos dados foram submetidos a análise quantitativa e qualitativa. Dos 141 questionários distribuídos 73 foram devolvidos o que representa uma taxa de resposta de 52%. Os dados revelam a existência de um forte consenso nos administradores relativamente aos assuntos em análise. Em geral, os administradores reconhecem a importância das políticas e os seus efeitos na sociedade, no sistema e nas instituições. A análise revela a existência de percepções positivas em relação aos resultados das políticas e desejos para melhorar a concepção administrativa. Os sistemas de apoio aos alunos foram percepcionados como possuindo papéis e características distintas. Entre estes, o SLF é percepcionado como o mais adequado para o sistema de ensino superior Tailandês, enquanto o ICL corresponde ao que tem níveis menos satisfatórios para estes administradores. As percepções dos administradores foram reveladas tanto com base em questões fechadas como abertas tratadas com base em análise quantitativa e qualitativa. ABSTRACT: This study explores the perceptions of student affair administrators concerning the role of three student financial support policies consisting of: Government Scholarship schemes, Student Loan Fund scheme (SLF), and Income Contingent Loan scheme (ICL) which Thai government provided for undergraduate students and their implementation in the higher education institutions. A survey instrument was developed and administered for quantitative and qualitative analysis. 73 of the possible 141 surveys distributed were returned for an overall response rate of 52%. The findings in this study revealed that a general consensus exists among the student affair administrators. In general, the administrators realized the importance of the policies and their effect on the society, the higher education system and its institutions. The analyses showed positive perceptions on the outcomes of the policies and desired for improvement on the policies administration. Each student support policy had its own distinctive roles and characteristics. Among these, the SLF was chosen to be the most suitable policy for the Thai higher education system. While most administrators revealed that they were not quite satisfied with the ICL policy. Their similar perceptions were shown in both numerical responses (rating) and findings from open questions. Mestrado em Ensino Superior
Document Type Master Thesis
Language English
Advisor(s) Carvalho, Maria Teresa Geraldo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU