Author(s):
Serapicos, Maria do Amparo Lopes
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3373
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Política educativa; Política educativa; Aprendizagem na idade adulta; Formação contínua; Educação de adultos
Description
Este trabalho de investigação centra-se no estudo dos dispositivos de
reconhecimento e validação de aprendizagens e competências adquiridas pelos
adultos a margem do sistema formal de educação e formação. Esta
problemática situa-se no contexto das mutações decorrentes da globalização,
da emergência da sociedade do conhecimento e da aprendizagem ao longo da
vida.
O objectivo deste trabalho consiste em compreender como é que as
aprendizagens que os adultos realizam a margem dos sistemas formais de
educação/formação são reconhecidas e validadas e quais os dispositi!vos que
se têm vindo a implementar com vista á sua formalização. Além disto, tentámos
perceber até que ponto os dispositivos implementados fomentam uma dinâmica
formativa, no âmbito do paradigma de aprendizagem ao longo da vida.
Construímos um quadro de referência para compreender esta problemática a
partir do ponto de vista educativo, na óptica do conhecimento dos processos de
formação e aprendizagem dos adultos.
No estudo empírico desenvolvido, procurámos fazer uma análise comparativa
ao nível de três países da União Europeia - França, Inglaterra e Portugal - com
a finalidade de identificar e caracterizar os dispositivos de reconhecimento e
validação já implementados.
A partir dos dados recolhidos e tendo em conta o quadro teórico construido
realizámos uma análise aos vários dispositivos e sistemas de reconhecimento e
validação implementados. A partir da análise e interpretação dos dados,
concluímos que, apesar da existir uma dinâmica crescente nos sistemas de
educação e formação, deparamo-nos ainda com uma dualidade entre o saber
formal e o não-formal e informal. A adopção de um paradigma de aprendizagem
ao longo da vida consentãneo com a especificidade dos adultos e com os
processos de aprendizagem, exige a ruptura e a mudança de algumas das
concepções educativas dominantes.
ABSTRACT: This research focuses on the study of the systerns of recognition and
accreditation of prior learning which is acquired by adults outside the formal
education and training system. This issue is placed in the context of the
rnutations arising forrn globalization, the ernergence of the knowledge society
and of lifelong learning.
The purpose of this research isto understand how the learning acquired by
adults outside the formal systems of educationltraining is recognized and
validated and what mechanisrns have been implemented to that effect.
Moreover, we tried to observe how these systems promote a learning
dynamics, in the scope of the paradigm of ifelong learning. We deveÍoped a
reference framework to understand this issue from an educational point of view,
in the perspective of knowledge of adult education and learning.
In the empirical study developed, we aimed at rnaking a comparative analysis
at the level of three countries of the European Union - France, England and
Portugal - with the purpose of identifying and characterizing the systems of
recognition and accreditation of prior learning already implemented.
From the data collected and taking into account the theoretical framework
developed, we carried out an analysis of some the systerns of recognition and
accreditation implemented. From the analysis and interpretation we concluded
that, although there is an increasing dynarnics in the education and training
systems, we still identify a duality between the formal knowledge and the nonformal
and informal one. The adoption of a paradigm of lifelong learning, in line
with the specificities of adults and their learning processes, requires a rupture
and the change of some of the dominant educational conceptions. Mestrado em Ciências Sociais