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Parental contributions in Norway? : potential challenges and benefits

Author(s): Serkved, Bjorn Johannes cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3372

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Ensino superior; Política educativa; Acesso à educação; Justiça social; Financiamento da educação


Description
Nos ultimos 50 a 60 anos, a grande maioria dos países industrializados foram alvo de um processo de intensificação de procura de mão de obra qualificada. O resultado, na área do ensino superior, culminou na transição de sistemas de élite - reservado a uma minoria previlegiada - em sistemas de accesso universal, em que a grande maioria dos jovens qualificados ganhou accesso ao ensino superior. Como consequência deste movimento expansionista, a pressão a nível do investimento público e a necessidade de se adaptar medidas do ponto de vista da eficiência financeira, obtiveram um grau de importância elevado no contexto das politicas governamentais a nível do ensino superior. No entanto, preocupações a nível da equidade ou justiça social também se tornaram aspectos relevantes nas politicas governamentais. Neste sentido, a maneira como os diversos governos adoptaram, e continuam a adoptar, medidas para promover a justiça social ou a liberdade de acesso, varia grandemente de contexto para contexto. Neste estudo, dois países Europeus - a Noruega e a Holanda – ambos alvo de uma transição de um sistema de élite para universal, são analisados e contextualisados. Históricamente, os dois páises adoptaram diferentes politicas para promover a eficiência e equidade (justiça social) a nível do ensino superior. Este estudo apresenta as divergências entre os dois casos, e reflecte cuidadosamente em relação ás medidas que poderão ser tomadas no intuito de promover a equidade no contexto do ensino superior da Noruega. Uma atenção especial é dada á importânçia de factores como as estruturas existentes de suporte financeiro a estudantes e o papel de apoio desempenhado pela agregado familiar. Duas questões fulcrais no contexto deste estudo são: (a) Em que sentido a equidade no sistema de ensino superior Norueguês poderá ser melhorada? (b) Qual é o potential em se explorar/adoptar novas medidas governamentais em relação ao papel desempenhado pelo agregrado familiar Norueguês, no contexto de informação recente na área dos estudos (pesquisa) de equidade no ensino superior, a nível mundial. ABSTRACT: During the latest 50-60 years most industrialized countries have experienced an increasing demand for highly qualified labour and this has resulted in higher education systems worldwide going from elite to mass access. The consequence has been a massive pressure on these governments` public expenditure and the pressure for efficiency has become a frequently used term in the area of higher education policy. At the same time equity is a major policy concern for governments. The way in which the governments cope with this concern is differing across national contexts. In this study, two European countries, Norway and the Netherlands, who have both gone from elite to mass higher education systems are followed and analysed. These two countries have coped differently with the policy concerns of efficiency and equity and this study aims to present the main differences as well as focusing on potential improvements of the Norwegian case regarding equity with respect to higher education. Special attention is hence given to the difference between the two countries with regard to their student support systems and the parental role. How can equity in Norwegian higher education be improved and what potential is held by a change of parental policy given recent research on equity with respect to higher education? Mestrado em Ensino Superior
Document Type Master Thesis
Language English
Advisor(s) Maassen, Peter
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