Author(s):
Serkved, Bjorn Johannes
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3372
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino superior; Política educativa; Acesso à educação; Justiça social; Financiamento da educação
Description
Nos ultimos 50 a 60 anos, a grande maioria dos países industrializados
foram alvo de um processo de intensificação de procura de mão de obra
qualificada. O resultado, na área do ensino superior, culminou na transição
de sistemas de élite - reservado a uma minoria previlegiada - em sistemas
de accesso universal, em que a grande maioria dos jovens qualificados
ganhou accesso ao ensino superior. Como consequência deste movimento
expansionista, a pressão a nível do investimento público e a necessidade de
se adaptar medidas do ponto de vista da eficiência financeira, obtiveram um
grau de importância elevado no contexto das politicas governamentais a
nível do ensino superior. No entanto, preocupações a nível da equidade ou
justiça social também se tornaram aspectos relevantes nas politicas
governamentais. Neste sentido, a maneira como os diversos governos
adoptaram, e continuam a adoptar, medidas para promover a justiça social
ou a liberdade de acesso, varia grandemente de contexto para contexto.
Neste estudo, dois países Europeus - a Noruega e a Holanda – ambos alvo
de uma transição de um sistema de élite para universal, são analisados e
contextualisados. Históricamente, os dois páises adoptaram diferentes
politicas para promover a eficiência e equidade (justiça social) a nível do
ensino superior. Este estudo apresenta as divergências entre os dois casos,
e reflecte cuidadosamente em relação ás medidas que poderão ser tomadas
no intuito de promover a equidade no contexto do ensino superior da
Noruega. Uma atenção especial é dada á importânçia de factores como as
estruturas existentes de suporte financeiro a estudantes e o papel de apoio
desempenhado pela agregado familiar. Duas questões fulcrais no contexto
deste estudo são: (a) Em que sentido a equidade no sistema de ensino
superior Norueguês poderá ser melhorada? (b) Qual é o potential em se
explorar/adoptar novas medidas governamentais em relação ao papel
desempenhado pelo agregrado familiar Norueguês, no contexto de
informação recente na área dos estudos (pesquisa) de equidade no ensino
superior, a nível mundial.
ABSTRACT: During the latest 50-60 years most industrialized countries have experienced
an increasing demand for highly qualified labour and this has resulted in
higher education systems worldwide going from elite to mass access. The
consequence has been a massive pressure on these governments` public
expenditure and the pressure for efficiency has become a frequently used
term in the area of higher education policy. At the same time equity is a major
policy concern for governments. The way in which the governments cope
with this concern is differing across national contexts. In this study, two
European countries, Norway and the Netherlands, who have both gone from
elite to mass higher education systems are followed and analysed. These
two countries have coped differently with the policy concerns of efficiency
and equity and this study aims to present the main differences as well as
focusing on potential improvements of the Norwegian case regarding equity
with respect to higher education. Special attention is hence given to the
difference between the two countries with regard to their student support
systems and the parental role. How can equity in Norwegian higher
education be improved and what potential is held by a change of parental
policy given recent research on equity with respect to higher education? Mestrado em Ensino Superior