Author(s):
Moreira, Aurora da Conceição Coelho
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3370
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino das ciências; Estratégias de aprendizagem; Desenvolvimento cognitivo; Desenvolvimento de competências; Avaliação dos alunos
Description
O desenvolvimento de competências de alto nível cognitivo tem sido salientado
como um dos objectivos centrais da educação em ciência, nomeadamente no
Ensino Superior. Os resultados desta investigação surgem no contexto de um
projecto em que a promoção de uma aprendizagem activa e centrada no
aluno, procurando desenvolver capacidades de alto nível cognitivo, tem
assumido uma importância central nas disciplinas de Química I e II, dirigidas a
estudantes do primeiro ano a frequentar várias licenciaturas em Ciências e
Engenharias, na Universidade de Aveiro.
Com o objectivo de concretizar a articulação entre as estratégias de ensino e
de aprendizagem, baseadas no incentivo ao questionamento dos alunos, foi
desenvolvida uma nova metodologia de avaliação no ano lectivo de 2004-
2005. Esta metodologia procurou desenvolver instrumentos específicos de
avaliação da capacidade de questionamento dos alunos, considerando que
uma avaliação articulada com o ensino e a aprendizagem poderia melhorar o
desempenho dos alunos e a sua aprendizagem em Química. Esses
instrumentos de avaliação foram aplicados, em contexto formativo e sumativo,
e as perguntas formuladas pelos alunos analisadas segundo o seu nível
cognitivo, relação e orientação para o problema, considerados como
indicadores da qualidade das perguntas.
Os resultados sugerem um maior envolvimento dos alunos nessas situações
de avaliação, ao longo do ano lectivo, facto suportado pelo aumento do
número de perguntas formuladas do primeiro para o segundo semestre.
Verificou-se que 80% dos alunos formularam pelo menos uma pergunta de
nível cognitivo superior. As perguntas de elevado nível cognitivo não
apresentavam de uma maneira geral as suas respostas na descrição do
problema e revelaram, sobretudo, uma orientação para os aspectos químicos
do problema. Foi também possível relacionar as perguntas de nível cognitivo
superior com os alunos de melhor nível académico e, portanto, com melhores
classificações em Química.
Os resultados revelam que é possível articular o ensino, a aprendizagem e a
avaliação, através da metodologia adoptada para a avaliação da capacidade
de questionamento dos alunos, demonstrando resultados positivos no
desenvolvimento da capacidade de questionamento e na sua aprendizagem
em Química.
ABSTRACT: The development of higher cognitive skills has been considered a major goal in
Science Education, particularly in Higher Education. The results reported here
were obtained on the context of a project aiming at promoting active learning
and student-centred approaches in Chemistry teaching, to Science and
Engineering undergraduates, at the University of Aveiro, in Portugal.
In order to achieve adequate alignment between teaching, learning and
assessment strategies, a new assessment method was designed and
implemented during the academic year of 2004-2005. This study aimed at
developing appropriate assessment tools for students’ questioning skills as part
of a general strategy for promoting active learning in Chemistry. Written
formative and summative assignments were used to evaluate students’
performance on questioning. The questions raised by students on these
assignments were analysed according to their cognitive level, relationship and
orientation with the problem posed, herein considered as quality indicators for
the students’ questions.
The findings suggest a deep engagement of students within these situations,
throughout the academic year, supported by the increase in the number of
questions on the second semester. It was found that 80% of the students
formulated at least one higher cognitive level question. For higher cognitive
questions, it was also found that the corresponding answers were not given in
the description of the problem, and that those questions had a strong chemical
orientation to the problem. It was possible to associate students’ higher
cognitive questions with higher achievers.
The results revealed that it is possible the alignment between teaching,
learning and assessment strategies through the use of student questions. It
was found evidence for learning improvement through development of
questioning competencies. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência