Author(s):
Monteiro, Paulo António da Costa
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3362
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ciência dos materiais; História do vidro; Vidro; Tecnologia do vidro; Fabrico do vidro
Description
O presente trabalho pretende contribuir para o entendimento das relações
entre a Arte e a Ciência através dos objectos e técnicas do vidro, criados e
desenvolvidas ao longo dos séculos pelos artistas numa busca do
aperfeiçoamento e da expressão. A evolução do vidro ao longo de 5000 anos
vem no sentido da adaptação às solicitações técnicas colocadas pelos
criadores de objectos em vidro que no reconhecimento das suas propriedades
físicas como dureza, resistência, condutibilidade e fragilidade alargam o leque
de aplicações à medida que a ciência aprofunda o conhecimento dos
materiais. O vidro é considerado por muitos investigadores como um líquido
arrefecido, amorfo, adquirindo propriedades plásticas quando fundido,
tornando-se maleável.
Na Idade Média o vidro de Veneza tornou-se conhecido em toda a Europa e,
nos séculos XV e XVI, a sua fabricação atingiu grande perfeição em
ornamentação e técnica. Com a industrialização, o vidro passou a ser
amplamente utilizado através da mecanização e da produção em série. No
domínio do vidro artístico a componente manual revela-se decisiva à medida
que são introduzidos no mercado, novos materiais e novas tecnologias de
fabrico. É contudo, através de objectos de grande qualidade artística e material
que o vidro se revela no seu esplendor.
O vidro tem tido um papel determinante nas ciências, proporcionando a criação
de instrumentos nas variadas áreas do conhecimento científico particularmente
na química. O vidro, permitiu também investigar e mostrar a estrutura do
sistema solar e apresentado por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei.
Em Portugal surgiram grandes centros vidreiros dos quais se destaca Oliveira
de Azeméis, Ílhavo e a Marinha Grande. A diversificação de empresas e
produtos associados ao vidro fizeram surgir durante dois séculos e meio
grandes marcas de qualidade reconhecida no mundo inteiro. Vários foram os
artistas cujo nome ficou ligado a objectos de arte em vidro de grande
qualidade, tais como Lalique, Gallé, Tiffanny e Daum. Hoje a variedade de
cores, qualidade e feitio do vidro é infinita, sendo o vidro um produto
indispensável para a arquitectura e decoração. A tecnologia de produção do
vidro está em constante evolução, na medida em que a ciência investiga novos
materiais e técnicas que inspiram criadores e designers. É essencial dar a
conhecer a importância que o vidro tem para a civilização humana e as
relações que se estabelecem entre a Ciência e a Arte através dos objectos de
vidro.
ABSTRACT: This work intends to contribute to the understanding of relationships between
Art and Science through objects and glass techniques, created and developed,
through centuries, by artists, searching for improvement and expression. For
5000 years glass developed, in order to adapt itself to technical solicitations,
raised by creators of glass objects, who, in the recognition of its physical
properties such as hardness, resistance, conductivity and fragility, extend the
variety of applications, as the science thoroughly examines the knowledge of
materials. Glass is considered by many investigators as a cooled, amorphous
liquid, gaining plastic properties when it’s melted, becoming malleable.
In the Middle Age, the Venice glass became known all over Europe and, during
the 15th and 16th Centuries, its fabrication reached great perfection concerning
ornamentation and technique. With the industrialization, glass became widely
used through mechanization and mass production. Under the artistic glass field
of action, the manual component becomes decisive as new materials and new
manufacturing techniques go into the market,. However, it is through objects of
great artistic quality and material that glass reveals itself in its splendour.
Glass has been having a determinant role in sciences, affording the creation of
instruments in several areas of scientific knowledge particularly in chemistry.
Glass also allowed to investigate and to show the structure of the solar system,
presented by Nicolaus Copernicus and Galileo Galilei.
In Portugal, big glass centres have appeared of which Oliveira do Bairro, Ílhavo
and Marinha Grande stand out. The diversification of companies and products
associated to glass allowed to rise, for two centuries and a half, big brands of
recognized quality all over the world. There were several artists, whose names
became connected to art objects of great quality, such as Lalique, Gallé,
Tiffanny and Daum. Nowadays, the variety of colours, quality and shape of
glass is infinite, and the glass is an essential product for architecture and
decoration. The glass production technology is in constant development, as
science investigates new materials and techniques, which inspire creators and
designers. It is essential to be aware of the importance of glass to the human
civilization and of the relationships established between Science and Art
through glass objects. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência