Autor(es):
Caniceiro, Maria Goreti Fernandes
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3358
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino da matemática; Ensino da matemática; Ensino assistido por computador; Tecnologias da informação e comunicação; Projectos educativos
Descrição
Nos últimos anos têm sido frequentes as notícias sobre o fraco
desempenho dos alunos portugueses, desde o 1º ciclo, na disciplina de
matemática, identificado nos exames e referenciado em estudos
internacionais.
É neste sentido que se tende a alterar o ensino/aprendizagem
de hoje, utilizando novas ferramentas e metodologia. Destas, a
utilização das TIC em contexto escolar tem-se revelado de importância
fundamental na aprendizagem e autoformação - vias importantes da
emancipação humana.
Na sociedade tecnológica dos dias de hoje é essencial que o
cidadão tenha competências científicas. Mais do que no passado, o
exercício da cidadania requer educação, participação cívica e política
e níveis mínimos de recursos e de protecção social.
Assim a educação, também na área da matemática, é um
imperativo da própria cidadania. E é esta exigência de cidadania que
conduz à prioridade da intervenção na melhoria da qualidade na
educação tanto a que decorre em ambientes formais como aquela que
tem lugar em ambientes não formais como os Centros Ciência Viva.
A investigação indica que uma utilização pedagógica eficaz das
TIC no ensino/aprendizagem articula formas de interacção
significativa com o objecto de estudo com os suportes apropriados da
informação disponível. Deste modo estimula-se a capacidade de
pensar, de aprender a pensar e de pensar sobre o modo como se
aprende.
ABSTRACT: In recent years the news have been frequent about the weak
performance of the Portuguese pupils, since 1º cycle, in mathematics.
This is identified in the examinations and referenced in international
studies.
It is in this direction that it is intended to modify the
education/learning of today, using new tools and methodology. Of
these, the use of the CIT in pertaining to school context has been
shown to be very important in learning and self learning – Two
important paths for the emancipation of the human being.
In the technological society of the present it is essential that
the citizen has scientific abilities. More than in the past, the exercise
of the citizenship requires, education, civic participation, politics and
minimum levels of resources and social protection.
Thus the education in the area of the mathematics is an
imperative for a proper citizenship. It is this requirement for a better
citizenship that leads to the priority of an intervention for the
improvement of the quality in education, either in formal
environments or un-formal environments such has the Science
Museums.
The inquiry indicates that an efficient pedagogical use of the
TIC in education/learning combines forms of significant interaction
with the object of study and with the appropriate supports of the
available information. In this way it is stimulated the capacity to
think, to learn to think and to think about the way we learn. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Trincão, Paulo Renato Pereira; Anjo, António José Batel