Autor(es):
Caires, Luisa Cristina Simões
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3347
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão pública; Autarquias; Gestão da qualidade
Descrição
As autarquias portuguesas tendem a assumir cada vez mais um
papel importante no seio do sector público, detendo mais atribuições e
competências, no decurso de um processo de descentralização, a que se
associa a própria reforma pública em geral. Neste cenário, questionámos
se não poderiam os modelos de medição e gestão de desempenho
organizacional apoiar as autarquias a prestarem serviços mais
económicos, eficientes e eficazes às suas comunidades? A avaliar pelos
resultados preliminares da implementação do Best Value, o modelo de
medição e gestão de desempenho organizacional para o governo local, no
Reino Unido, tal é possível.
Assim, propusemo-nos a apoiar uma autarquia portuguesa a
conceber um modelo de medição e gestão de desempenho para os seus
serviços de educação, tendo com referência o Best Value Review, uma
das etapas do modelo do Best Value. Durante este estudo de caso,
procuramos observar e descrever, de forma tão intensa quanto possível, o
modo como a autarquia abordou o modelo, os impactos sentidos a nível
interno e os impactos esperados ao nível do seu desempenho.
Este estudo de caso revelou-nos uma organização que encara a
medição e gestão de desempenho organizacional, numa perspectiva
formativa, como fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços
públicos, para uma maior orientação de toda a actividade desenvolvida em
respeito pelos interesses dos cidadãos/ clientes e para a satisfação das
suas necessidades. Todavia, exigente em termos dos recursos humanos,
materiais e temporais que envolve.
A nossa administração pública se quer prestar melhores serviços
aos cidadãos, às comunidades e às empresas, tem que o fazer através de
soluções avançadas e inteligentes, como seja através da medição e
gestão do desempenho organizacional. Sendo também verdade que os
conceitos subjacentes à medição e gestão do desempenho organizacional
(pensar estrategicamente, medir o desempenho, analisar os resultados e
reorientar estratégias), estão cá para ficar.
ABSTRACT: Portuguese local authorities have recently been assuming a more
important role within the public sector, holding increasingly more powers,
resulting from a process of decentralisation, in a context of public sector
reform. Within this context, a question arose: could some models of
performance measurement and management support local authorities in
delivering more economic, efficient, and effective services to their citizens?
The preliminary results of the implementation of the Best Value framework,
the performance measurement and management model for local
government in the UK, indicate that possibility. In this light, the researcher
proposed to support a Portuguese local authority in designing a model of
performance measurement and management for its education services,
using as a reference the Best Value model.
In the case study of the chosen local authority, the researcher aimed
to observe and describe, as thoroughly as possible, the way the authority
dealt with the model, its internal impact and the expected impact on its
performance.
The case study revealed an organisation which treats performance
measurement and management in a formative way, fundamental for
improving service delivery, and its focus towards its citizens/ clients and the
satisfaction of their needs. However, the increased demand on human,
material and time resources was noted.
If public administration wants to provide better services to its citizens,
communities and companies, it has to do it through advanced intelligent
solutions, such as organisational performance measurement and
management. Related concepts, such as strategic thinking, performance
measurement, action on results, and strategic re-orientation, surely cannot
be avoided. Mestrado em Gestão Pública