Autor(es):
Tréz, Ticiana Astrogildo
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3344
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Didáctica das ciências; Educação tecnológica; Ciência e tecnologia; Práticas pedagógicas; Escolas básicas integradas
Descrição
Numa sociedade cada vez mais permeada pelo desenvolvimento científicotecnológico
emerge o reconhecimento da importância da Educação em
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Neste sentido, investigações estão a
ser produzidas sobre a relação existente entre as concepções dos professores
sobre CTS e suas práticas de ensino, mas os resultados são controversos.
Assim, o presente estudo procurou contribuir para compreensão da relação
entre as concepções sobre CTS e as práticas didáctico-pedagógicas
desenvolvidas por professores de uma escola portuguesa considerada
inovadora.
Através de um estudo de caso, de natureza qualitativa, a investigação
envolveu dois professores que trabalham com alunos do 3º ao 6º ano de
escolaridade e utilizou diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados.
As concepções sobre CTS foram levantadas com a aplicação do questionário
VOSTS “Views on Science-Technology-Society” (versão portuguesa adaptada
por Canavarro, 2000). As práticas didáctico-pedagógicas dos professores
caracterizaram-se com o apoio do “Instrumento de Caracterização das Práticas
Pedagógico-Didácticas CTS” (Vieira, 2003) e do registo das observações das
aulas dos professores através do Diário do Investigador e de áudio-gravações.
O processo de análise dos dados aponta para concepções ingénuas sobre
CTS dos professores, onde a Ciência e a Tecnologia foi vista como, por
exemplo, “domínios interligados que nem sempre repercutem na sociedade”.
Relativamente às práticas didáctico-pedagógicas, evidencia-se um ensino que
valoriza o conhecimento e, embora inserido num contexto sócio-construtivista
de Escola, este não contempla explicitamente uma orientação CTS.
Sobre a relação entre as concepções sobre CTS dos professores e suas
práticas didáctico-pedagógicas implementadas no ensino de Ciências, os
resultados obtidos não permitem estabelecer conclusivamente uma relação ou
a ausência dela. Contudo, os resultados trazem contributos, ainda que
modestos, para a compreensão desta questão e salientam a complexidade da
problemática abordada.
Quanto ao contexto escolar inovador em que se realizou a investigação, os
resultados apontam algumas divergências entre a proposta teórica do projecto
pedagógico e as práticas implementadas em sala de aula. Portanto, uma
proposta pedagógica que apresenta potenciais para um ensino com orientação
CTS não se consolida se os professores não forem preparados para explorar
este potencial. Salienta-se, assim, a necessidade de formação inicial e
continuada de professores no Ensino das Ciências com Orientação CTS.
ABSTRACT: In one society more and more promoted by scientific and technological
development emerges the recognition of the importance of the Science,
Society, and Technology (STS) in our Education. In these sense, investigations
are being follow up about the existing relation between the conceptions of the
teachers about STS and their practices in education, but the results are
controversial. Thus, the present study it looked forward to contribute for the
knowledge of relations between the conceptions of STS and their didacticpedagogical
issues developed by teachers of one portuguese school
considered innovative.
Through a study of a case, of qualitative nature, an investigation involving
two teachers which work with students of the third and sixth year of scholarship
and using a broad of diverse techniques and instruments of data acquire.
Conceptions about STS where taken in account with the use a questionnaire
VOSTS " Views on Science-Technology-Society " (Portuguese version adapted
by Canavarro, 2000). The didactic-pedagogical practices used by teachers are
characterized by the support of " Instruments of characterization of didacticpedagogical
practices STS" (Vieira, 2003) and of the registry of class
observations by the teachers through the Investigator Diary as well as audio
recordings.
The process of analysis of data acquire leads to ingénues conceptions
about the STS of the teachers, where Science and Technology was seen as,
for example, "inter ligated domains which not always have repercussions in
society". Relatively to didactic-pedagogical issues, it is proven that one
education that embraces knowledge but insert in a context of socialconstructiveness
of School will not contemplate an explicit orientation towards
STS.
About relation between the conceptions related to STS used by the
teachers and their didactic-pedagogical issues implemented in education of
Science, the results do not allow to establish a conclusive connection them or
the lack of it. However, the results bring modest contributes for the
comprehension of these question and they point out the complexity of the topic
taken in account.
To sum up, in relation to the innovative school context in which the
investigation was taken the results lead to some divergences between the
theoretical proposal of the pedagogic project and the practices implemented in
the school class. So, one pedagogical proposal, which shows potential positive
issues for one education STS oriented, does not get consolidated if the
teachers are not prepared to explore this issue. It is lined out, the necessity of
initial formation and trough life by the teachers in Education of Sciences with
orientation to STS. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência