Autor(es):
Gaspar, Pedro João Soares
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/3336
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Educação para a saúde; Saúde pública; Saúde
Descrição
Capacitar os indivíduos para identificarem os seus problemas e necessidades,
utilizarem adequadamente os seus recursos, e promoverem uma vida
saudável, implica esforços conjuntos dos vários agentes da promoção da
saúde. A forma como os jovens acedem à informação de saúde, e o impacto
que esta tem nas suas práticas e comportamentos constitui uma questão de
interesse fulcral neste grupo, onde não se verificou diminuição na mortalidade
e morbilidade nos últimos anos.
O objectivo deste estudo quantitativo, correlacional, transversal, foi averiguar
as fontes de informação de saúde, o impacto auto-percepcionado da
informação de saúde e a sua relação com alguns comportamentos
(rodoviários, sexuais, alimentares, actividade física, sono, alcool, tabaco,
drogas) em 1166 jovens de ambos os sexos, dos ensinos secundário e
superior que responderam a um questionário construído para o efeito.
A análise dos resultados revelou que: a) os estudantes auto-percepcionam de
forma positiva o impacto da informação de saúde; b) os pares, a informação
audiovisual e a família são as fontes de informação de saúde mais
reconhecidas pelos estudantes, e a escola e a comunidade em sentido lato
são as menos reconhecidas; c) quanto mais positivo é o impacto da
informação de saúde auto-percepcionado pelos estudantes, maior é o
reconhecimento das fontes de informação de saúde; d) o reconhecimento das
fontes de informação de saúde correlaciona-se positivamente, e de forma
estatisticamente significativa, com práticas e comportamentos sexuais,
alimentares, rodoviários, de actividade física e de fumo de substâncias mais
salutogénicos; e) a auto-percepção do impacto da informação de saúde
correlaciona-se de forma positiva e estatisticamente significativa com todas as
práticas e comportamentos determinantes de saúde estudados, à excepção do
fumo de substâncias; f) existem diferenças em função do sexo, escalão etário,
local de residência, nível de ensino e frequência de actividades relacionadas
com a saúde na escola, no reconhecimento das fontes de informação de
saúde, na auto-percepção do impacto dessa informação e nas práticas e
comportamentos.
Os resultados realçam a importância de serem tomadas em consideração
estas diferenças na escolha das melhores estratégias para a divulgação da
informação, incrementação de níveis mais elevados de literacia em saúde e
criação de grupos de trabalho motivantes e efectivos nos desígnios da
promoção da saúde.
ABSTRACT: In order for individuals to identify their problems and needs, to use their
resources adequately and to promote a healthy lifestyle, collaboration between
several aspects of health promotion is required.The way in which young people
have access to health information and the impact of this information on their
practices and behaviours constitutes a crucial aspect in this population as no
reduction of mortality and morbidity was registered in the previous years.The
aim of this quantitative, correlational and transversal study was to find out the
sources of health information, the self-perceived impact of health information
and the relation with some behaviours (road safety behavior, sexual, eating
habits, physical activity, sleep habits, alcohol, smoking and taking drugs) in
1166 young people, both male and female, of secondary and higher education,
who answered a questionnaire to those effects.
The analysis of the results revealed that: a) students perceived the impact of
health information in a positive way; b) pairs, audiovisual information and family
were the most accepted sources of health information, while the school and
community were the least accepted sources; c) the more positively the students
perceived the impact of health information, the greater was their acceptance of
the source of the health information; d) the acceptance of health information
was positively related in a statistically significant way with sexual practices,
eating habits, road safety behavior, physical activity and smoking of substances
in that the practices and behaviours were more healthy; e) the self-perceived
impact of health information was positively related and statistically significant
for all the health practices and behaviours which were studied except for
substance smoking; f) there were differences related to gender, age, place of
residence, qualification and frequency of activities related to health at school, in
the acceptance of the impact of health information and in the practices and
behaviours.
The results highlight the importance of taking into consideration these
differences when choosing the best strategies for spreading information, setting
up the highest levels of health education and organizing interesting and
effective work groups where health promotion is concerned. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência