Author(s):
Santos, Eunice Mota Viegas dos
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3335
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação científica; Educação para a cidadania; Recursos educativos; Ensino básico; Ensino secundário
Description
As recentes Reorganizações Curriculares do Ensino Básico e Secundário, introduziram
uma nova perspectiva para o ensino - a Educação para a Cidadania - propondo um
ensino das ciências no sentido da formação dos alunos para a literacia científica.
Neste sentido, o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) representa a melhor
metodologia a adoptar, uma vez que se coaduna com os objectivos pretendidos. Tendo
em conta os princípios que gerem esta abordagem, torna-se necessário construir
recursos didácticos que apoiem a prática docente.
Desta forma, foi propósito do presente estudo, conceber e validar recursos didácticos
CTS para alunos do Ensino Secundário, com vista a promover a literacia científica
sobre organismos geneticamente modificados (OGM).
A opção pelo contexto geral “Organismos Geneticamente Modificados” justifica-se pela
sua actualidade, interesse e aplicabilidade à vida dos alunos, principalmente, no que
diz respeito aos alimentos geneticamente modificados, fazendo deste tema um
conteúdo de forte cariz CTS.
A metodologia de investigação seguida incluiu dois principais momentos, o diagnóstico
das concepções, atitudes e dúvidas dos alunos do primeiro ano do Ensino Secundário
em relação aos OGM e uma experiência de sensibilização e contacto com o tema
através de um programa de intervenção, de carácter extra-lectivo.
Com base nas concepções e atitudes diagnosticadas, procedeu-se à planificação da
abordagem CTS do referido tema. Foi construído um conjunto de seis actividades,
centradas nos domínios científico, social e tecnológico. Os recursos didácticos incluem
trabalho laboratorial, pesquisa de informação na Internet, visualização e análise de
modelos e animações, leitura de artigos científicos e análise de material do quotidiano.
No sentido de se proceder à validação dos recursos didácticos construídos, planificou-
-se e realizou-se o Workshop “Eu e os OGM”, dinamizado pela autora, no qual
participaram dezasseis alunos, provenientes de áreas curriculares distintas. Os alunos
participantes responderam ainda a um questionário, onde avaliaram as actividades por
eles realizadas.
O processo de validação evidenciou o interesse dos alunos, tanto da área das Ciências
e Tecnologias como de Informática, de Economia e de Línguas e Literatura, pelo tema
“Organismos Geneticamente Modificados”. Na sua opinião, este tema deveria ser
abordado no Ensino Secundário, independentemente da área de estudos. Tendo em
conta a avaliação feita das actividades propostas, a abordagem CTS é uma
metodologia que entusiasma e motiva os alunos para a aprendizagem.
Os alunos avaliadores consideraram os recursos didácticos, no seu conjunto, bem
organizados, contendo informações relevantes e tarefas interessantes. Manifestaram
especial interesse pela referência aos alimentos GM, devido à pertinência e utilidade da
informação recebida no seu dia-a-dia.
Pode concluir-se que o estudo efectuado mostra como recursos didácticos sobre temas
de cariz CTS podem contribuir para a inovação no ensino das ciências e para uma
melhor educação em ciências dos alunos.
ABSTRACT: Basic and Secondary Education recent curricular reorganizations, introduced a new
teaching perspective - the Citizenship Education - proposing science teaching oriented
towards the students scientific literacy.
The Science-Technology-Society (STS) movement represents the best methodology to
adopt, once it allies with the necessary goals. It was also necessary, taking in account
the principles which rule this approach, to develop didactic resources to support
teaching practices.
The present study aims are to conceive and validate STS didactic resources for
secondary education, in order to promote scientific literacy about genetically modified
organisms (GMO).
The option for the overall context “Genetically Modified Organisms” is justified by its up
to date interest and applicability in the students lives, as far as it concerns the
genetically modified food, making this a strong STS content theme.
The research methodology included two main phases: (i) the diagnose of first year
secondary education students conceptions, attitudes and doubts toward GMO, and (ii) a
sensitization experiment and contact with the theme trough an extra school intervention
programme.
Starting with the conceptions and attitudes diagnosed, the STS approach plan was
made. It was built a set of six activities centred in the scientific, social and technological
domains of the theme GMO. The didactic resources included laboratory work, internet
information search, models and animations visualization and analyse, scientific articles
reading and daily material analyse.
In order to validate the didactic resouces, the workshop “GMO and I” was planned and
accomplished, with the autor’s organization, in which participated sixteen students from
different curricular areas. The participant students answered a questionnaire, where they
analysed their own activities.
The validation process evinced the students’ interest, of diferent curricular areas, by the
theme “Genetically Modified Organisms”. In their opinion, this theme should be boarded
in Secondary Education, besides curricular areas. Taking in account the proposed
activities evaluation, the STS approach is a methodology which zeals and motivates the
students for science learning.
The students considered the didactic resources well organized, contained relevant
informations and interesting activities. They showed a special interest for the GM food,
due to its pertinence and usefulness information.
The present study allows us to conclude how didactic resources about STS themes can
contribute to the science teaching innovation and for a better students’ science
education. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência