Author(s):
Fernandes, Maria Júlia Carneiro
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/3281
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gerontologia; Pessoas idosas; Cuidados intensivos; Cuidados de enfermagem
Description
O presente estudo teve como objectivo conhecer os significados do cuidado de
enfermagem à pessoa idosa numa unidade de cuidados intensivos (UCI) de um hospital da
região centro de Portugal, a partir das vivências de enfermeiros (as). Foi desenvolvido através
da abordagem qualitativa, utilizando como método a fenomenologia hermenêutica. Participaram
no estudo dez enfermeiros (as), sendo sete do sexo feminino e três do sexo masculino. As
descrições experienciais foram obtidas através de entrevistas abertas. Os significados
essenciais do fenómeno em estudo emergiram com o apoio do programa de análise qualitativa
QSRNvivo7. Desta análise destacaram-se quatro temas intimamente interligados: recordando o
percurso de aquisição de competência para cuidar em UCI; (re) criando o ambiente de cuidado
da UCI; experienciando o cuidado a pessoas idosas na UCI e; valorizando a família no cuidado
a pessoas idosas na UCI. A construção da competência para o cuidado a pessoas idosas em
UCI percorre a complexidade do ambiente de cuidado e se evidencia num processo evolutivo,
dinâmico, simultaneamente individual e colectivo. Requer investimentos constantes que são
adquiridos com as situações vividas no quotidiano, com as relações interpessoais e com a
formação formal. O ambiente da UCI destaca-se por suas dimensões relacionais e contextuais
no processo de cuidado. É caracterizado como um espaço em que o isolamento, a
imprevisibilidade, a tensão permanente entre o ser e o não ser e a intensidade do ritmo de
trabalho impõem o constante (re) criar e fortalecer das relações interpessoais, do empenho e
espírito de colaboração multidisciplinar para a promoção de um ambiente protector e
humanizado. O cuidado emerge enquanto processo dinâmico, complexo, diferenciado, criativo,
inter-relacional e contextual, centrado na pessoa idosa. Neste processo, a família é valorizada
através do acolhimento, orientação e preparação para o encontro com o seu este querido. Os
quatro temas evidenciam uma ruptura com a prática tradicional orientada pelo modelo
biomédico e com o estereótipo da racionalidade técnica, cujo objectivo é a cura e não o cuidado
do ser humano. O cuidado desenvolvido por estes profissionais inclui e transcende a
objectividade ao valorizar as emoções, sentimentos, percepções e intersubjectividades que
permeiam o viver das pessoas idosas e seus familiares. Embora reconheçam os benefícios e a
importância da tecnologia demonstram preocupação em encontrar uma sinergia entre o
aperfeiçoamento técnico-científico e um modo mais humano e harmonioso de estar na relação
de cuidado. O desvelamento dos significados do cuidado de enfermagem às pessoas idosas
numa UCI pode dar visibilidade às suas mais diversificadas características e contribuir para
promover abordagens mais humanizadas de cuidado.
ABSTRACT: This study aimed to know the meanings of nursing care for elder people in an intensive
care unit (ICU) of a hospital in the central region of Portugal, from the experiences of nurses. It
was developed through a qualitative approach, using as a method the hermeneutic
phenomenology. Ten nurses participated in the study, seven female and three male. The
experiential descriptions were obtained through open interviews. The essential meaning of the
phenomenon under study emerged with the support of the program for qualitative analysis
QSRNvivo7. From this analysis arose four themes that are intimately related: remembering the
route of acquiring the competency to provide care in an ICU; (re) creating an environment of the
ICU care; experiencing the caring for elder people in the ICU and; valuing the family in caring for
elder people in the ICU. The building of competency for caring elder people in an ICU runs
through the complexity of the environment of caring and is evident in an evolutionary, dynamic
process, that is simultaneously individual and collective. It requires constant investments that are
acquired through the situations experienced in daily life, with the interpersonal relationships and
formal training. The ICU environment is highlighted for its relational and contextual dimensions in
the caring process. It is characterized as a space in which isolation, unpredictability, permanent
tension between the being and the non-being and the intensity of work calls for constant (re)
creation and strengthening of inter-personal relations, the commitment and spirit of
multidisciplinary collaboration for the promotion of a protective and humanized environment.
Caring emerges as a dynamic, complex, differentiated, creative, inter-relational and contextual
process centered on the elderly. In this process, the family is valued through the welcoming,
orientation and preparation for the encounter with their loved one. The four themes show a break
from the traditional practice guided by the biomedical model and the stereotype of a technical
rationality whose aim is the cure and not the care of the human being. The caring developed by
these professionals includes and transcends objectivity in valuing emotions, sentiments,
perceptions and inter-subjectivities that prize the life of the elder people and their families.
Although they recognize the benefits and importance of technology, they show concern to find a
synergy between the technical-scientific improvement and a more humane and harmonious form
in the caring relation. The unveiling of the meanings of nursing caring for elder people in an ICU
may provide visibility to its diversified characteristics and contribute to promote a more
humanized approaches of caring. Mestrado em Gerontologia