Author(s):
Pereira, Isabel Maria dos Santos
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2966
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação científica; Manuais escolares; Recursos educativos; Criatividade
Description
O presente estudo teve como finalidade realizar uma análise de manuais
escolares de Estudo do Meio do 4º ano e de Ciências da Natureza do 5º ano,
respectivamente dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, a fim de se saber se
estes providenciam actividades potenciadoras do desenvolvimento de
capacidades de pensamento criativo. Enquadrou-se esta temática na
importância da criatividade na Educação em Ciências no Ensino Básico e, em
particular, nos manuais escolares. A metodologia qualitativa, do tipo descritivoexploratória,
cujo locus concreto foram os referidos manuais escolares mais
adoptados no ano lectivo de 2004/2005 no Concelho de Aveiro. O instrumento
de recolha de dados foi a Lista de Verificação de Criatividade adaptada de
Neves (1995). Concluiu-se, pelos dados coligidos e sua análise, que os
referidos manuais não incluem, na globalidade, actividades promotoras da
criatividade dos alunos e quando o fazem estas surgem de uma forma pontual
e implícita. Tendo em conta os indicadores de criatividade a nível da detecção
de problemas/falha de informação concluiu-se que apenas os manuais de
Ciências da Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico contemplam
alguns itens do referido indicador, tais como, delinear, identificar e
contextualizar problemas. Quanto ao indicador da criatividade no que respeita
formar ideias / hipóteses, todos os manuais apresentam algumas actividades
que contêm itens deste indicador. No entanto, são os manuais de Ciências da
Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico que sobressaem.
Os resultados obtidos implicam que se continue a dar mais atenção na escrita
de manuais escolares desta área, e respectiva selecção, para que se adoptem
aqueles que incluam, também, actividades promotoras do desenvolvimento de
capacidades criativas infundidas numa Educação em Ciências.
ABSTRACT: The present study was done viewing the analysis of school books related to
Social Studies of the 4th year and Natural Science of the 5th year, respectively
the 1st and the 2nd stages of the Compulsory Educational System in order to
provide activities that enable the development creative within thinking. This
issue was analysed within the importance of creativity in Science Education in
the Compulsory Educational System and mainly within school books. The
qualitative methodology was an exploratory-descriptive instrument, whose
specific locus was the above mentioned school books of the 4th and 5th years
of the Compulsory Educational System, adopted during the schooling year of
2004/2005 in the Municipality of Aveiro. The gathering of data was based on
the list of creativity Analysis adopted from Neves (1995). From the compiled
data and through its analysis, it was possible to conclude that globally the
analysed school books don’t promote creativity skills in students and when this
occur, they appear in a sporadic and implicit way. Bearing in mind creativity
markers related with problem detection/information failure, it seems that only
the 5th year Natural Science school books in the 2nd stage of the Compulsory
Educational System, contemplate some items of the referred marker, such as
outline, identify and contextualize creativity markers related with building ideas/
hypothesis, all school books present some activities that are able to develop
this skill. Despite this fact, the 5th year Natural Science School book in the 2nd
stage of the Compulsory Educational System includes outstanding activities
regarding this marker. The obtained results lead to the idea that more attention
should given to the way school books are written regarding this level and
respective selection, in order to adopt those ones that develop creative skills
within Science contents. Mestrado em Gestão Curricular
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Vieira, Rui Marques; Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da