Autor(es):
Carrilho, Cristina Maria Baptista Neves
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2886
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino da matemática; Tecnologias da informação e comunicação; Ensino assistido por computador; Internet; Estudo acompanhado
Descrição
Nos últimos anos, temos assistido a um desenvolvimento, cada vez mais
acelerado, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que tem
provocado alterações profundas no nosso dia-a-dia e nas mais diversas áreas.
No que diz respeito ao Sistema Educativo e, em especial, à Matemática, a
inserção de tais ferramentas é vista por muitos investigadores como um
potencial capaz de renovar a imagem que a sociedade tem em relação a esta
área do saber, dado que permite inovar o ensino desta disciplina.
Todavia, a investigação que admite as TIC como objecto de estudo é ainda
escassa, sendo urgente proceder a uma avaliação séria e apurada dos reais
benefícios que as TIC podem trazer, especialmente, à Matemática.
Por outro lado, atendendo às finalidades da área curricular não disciplinar
Estudo Acompanhado (EA), recentemente criada, e à forma como tem sido
desenvolvida, julgou-se importante estabelecer parcerias entre a Matemática e
a referida área.
Assim, desenvolveu-se um estudo que persegue como principais finalidades
avaliar o impacto da exploração de recursos e tratamento e divulgação de
informação existente na Web, relacionadas com a unidade didáctica –
“Proporcionalidade inversa. Representações gráficas”, realizadas em aulas de
Matemática e em sessões de EA, na construção de uma visão mais positiva e
correcta da Matemática e do EA e no desenvolvimento de apetências e
competências, matemáticas e tecnológicas, transversais e específicas, de
alunos do 9º ano de escolaridade.
Neste contexto, colocou-se em prática um “estudo de caso”, com ligações à
investigação-acção, tendo-se recolhido e tratado os dados segundo um
paradigma misto qualitativo e quantitativo. A parte empírica do estudo decorreu
numa escola urbana, E.B. 2,3 da região centro, no terceiro período do ano
lectivo 2004/2005 e incidiu sobre uma turma do 9º ano de escolaridade,
constituída por 18 sujeitos, da qual a investigadora era igualmente professora
da disciplina de Matemática. Os alunos, em aulas de Matemática e em
sessões de EA, desenvolveram um conjunto de tarefas, com recurso à WWW,
algumas das quais devidamente orientadas e estruturadas segundo os moldes
de uma ‘WebQuest’.
Da análise feita aos dados recolhidos, concluiu-se que a integração da WWW,
nas actividades lectivas de Matemática e de EA, contribuiu para motivar os
alunos para uma aprendizagem mais profunda, significativa e eficaz da
matemática e para uma visão mais positiva e correcta destas áreas,
promovendo o desenvolvimento de um vasto leque de competências por parte
dos alunos, nomeadamente de pesquisa na Internet, em grupo, de formulação
e resolução de tarefas envolvendo a proporcionalidade inversa e de
comunicação (em) matemática.
ABSTRACT: Over the last few years we have been witnessing a more and more accelerated
development of Information and Communication Technologies (ICT), and this
development has been provoking profound changes in our daily life in the most
diverse areas.
In what the Educational System is concerned, especially Mathematics, the
insertion of such learning tools is seen by many investigators as a potential way
of renewing the image society has about this area of knowledge, once they
allow innovation in the teaching of this subject.
However, the investigation that includes ICT as object of study is still scarce, so
it is urgent to evaluate in a serious and rigorous way the real benefits that ICT
can offer, especially to Mathematics.
On the other hand, having in mind the aims of the recently created curricular
area of “Oriented Study” (“Estudo Acompanhado” (EA) — a curricular area in
which students learn study skills with teacher’s help) and the form it has been
developed, we thought important to establish a partnership between
Mathematics and this area.
Therefore, we prepared a study whose main objectives are to evaluate the
impact of resource exploration and treatment of information available on the
Web, related to the didactic unit “Inverse proportionality. Graphical
representations”, a study which took place in Maths lessons and “Oriented
Study” sessions, on the construction of a more positive and correct perception
of Maths and “Oriented Study” and on the development of mathematical and
technological aptitudes and skills, both transversal and specific skills, on 9th
graders.
Bearing this context in mind, a ‘case study’ was conducted with strong
connections to investigation-action, data were collected and studied according
to a mist paradigm: qualitative and quantitative. The empiric part of the study
took place in an urban school in the centre region during the third term in the
academic year of 2004/2005 in a 9th grade class of 18 students, in which the
investigator was also their Maths teacher. The students developed a set of
tasks in Maths classes and “Oriented Study” sessions, to be done with
resource to the WWW, properly oriented and structured, and presented as a
‘WebQuest’.
From the analysis of the results, we concluded that the integration of the WWW
in the teaching of Mathematics and in “Oriented Study” sessions, helped to
motivate the students into a more profound, significant and effective learning of
Mathematics and to a more positive and correct view on these areas,
promoting the development of a vast diversity of aptitudes and skills by
students, namely, internet search skills in group work; task formulation and
resolution involving inverse proportionality and mathematical communication. Mestrado em Matemática em Educação