Document details

A look into the future through the eye of Burdekin and Mitchison : a visão de B...

Author(s): Gomes, Paula Fernanda Alves cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2801

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Estudos ingleses


Description
O presente trabalho propõe-se analisar contrastivamente três obras das escritoras Katharine Burdekin e Naomi Mitchison que apresentam visões do futuro para as autoras, com o objectivo principal de mostrar como as duas escritoras lidaram com tópicos semelhantes, nomeadamente: polarização da sociedade, sexismo, preconceito sexual, diferentes formas de reprodução. Pretende-se, também, mostrar em que medida o contexto socioeconómico e político em que as autoras se encontravam inseridas, aquando da concepção das suas obras, influenciou a produção das mesmas. Finalmente, este trabalho propõe-se mostrar a relevância da obra de Burdekin e Mitchison para o campo de estudos sobre as mulheres, bem como para o estudo da Utopia como género literário. ABSTRACT: The present work aims to analyse contrastively three works by Katharine Burdekin and Naomi Mitchison which present us with the authors’ visions of the future, with the main objective of showing how both writers have dealt with similar issues, namely: gender roles, the polarization of society, sexism, sexual prejudice, different forms of reproduction. It also tries to show how the socioeconomical and political context the authors were immersed in, at the moment the novels were being written, informed their writing. Lastly, this work intends to show the relevance of Burdekin and Mitchison’s work to the field of women studies, as well as to the study of Utopia as a literary genre. Mestrado em Estudos Ingleses
Document Type Master Thesis
Language English
Advisor(s) Ferreira, Maria Aline Salgueiro de Seabra
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU