Autor(es):
Neves, Sílvia Ribeiro das
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2794
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Comunicação internacional; Língua inglesa; Comunicação na empresa
Descrição
Nos dias de hoje, a concorrência empresarial é inevitavelmente global e as
empresas internacionalizam-se como forma de responder às suas
necessidades de crescimento.
A questão central desta investigação prende-se com a língua mais utilizada
nesta comunicação empresarial e que se assume como língua internacional, o
inglês. De facto, a língua inglesa tem adquirido o estatuto de língua comum da
comunicação. A sociedade global em que vivemos está, cada vez mais,
interligada através dos meios de comunicação social, dos negócios à escala
mundial e do uso da Internet.
Este estudo pretende contribuir para responder à questão: será que a língua
inglesa é suficiente para satisfazer as necessidades de comunicação
internacional das empresas portuguesas, particularmente as do distrito de
Aveiro?
Através da realização de dois questionários, um destinado a um funcionário
em cargo de chefia e outro destinado a um funcionário em cargo executivo, foi
possível avaliar a comunicação efectuada nas empresas do distrito aveirense
e a quantidade de uso do objecto de estudo, a língua inglesa.
Com base na pesquisa bibliográfica, principalmente centralizada na
importância das línguas nos dias de hoje, mais especificamente o domínio da
língua inglesa, e nos resultados dos questionários realizados, podemos aferir
que a língua inglesa tem, de facto, um papel deveras importante na
comunicação internacional, não só nas empresas aveirenses mas também a
nível nacional e mundial.
A língua inglesa assume-se como língua preponderante de todas as empresas
respondentes, não sendo no entanto dispensável o uso de outras línguas
empresarialmente emergentes, como o espanhol.
ABSTRACT: Nowadays, business competition is inevitably global and companies have
to internationalize in order to meet their growth needs. The main subject
of this masters project is the use of English in business communication
and how it has become an international language. In fact, the English
language has acquired the status of common language of communication.
The global society we live in is increasingly interconnected through the
media, business on a global scale and the use of the Internet.
This masters dissertation seeks to address the relevant question: is the
English language enough to meet the needs of international
communication of the Portuguese companies of the Aveiro district?
Through the application of two questionnaires, one for the respondent in a
management position and the other for executive positions, it was
possible to evaluate the communication of the companies in the Aveiro
district and their use of our study object: the English language.
Based on the bibliographic research, mainly focused on the importance of
languages nowadays, specially the English language, and on the
questionnaire results, we can state that the English language is indeed
very important in international communication, not only for Aveiro
companies, but also nationally and worldwide.
Though the English language is a predominant language in all the
respondent companies, the use of other languages, such as Spanish is
also essential. Mestrado em Língua e Relações Empresariais