Autor(es):
Lopes, Ana Margarida Pinto Pereira
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2787
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão organizacional; Gestão da informação; Internet; Indústria cerâmica
Descrição
O presente trabalho tem como base primordial a análise à presença na Internet
de um nicho empresarial de tradição secular e muito característico da região
de Aveiro: o sector da Cerâmica. Para tal, realizou-se um levantamento
quantitativo destas empresas, para perceber e avaliar a discrepância da sua
presença na Internet, e, quando verificada essa mesma presença, que tipo de
discurso é utilizado e em que línguas, para a comunicação com o público.
Embora a Internet constitua talvez a mais valiosa fonte de divulgação e
informação para potenciais clientes, é de salientar a diminuta presença das
empresas deste ramo neste meio. Outro aspecto a salientar no final deste
estudo prende-se com a maioria dos sítios web analisados se encontrarem em
apenas uma língua, onde predomina o Português seguido do Inglês. Apesar
disso, as empresas apresentam sítios web com conteúdos textuais de
qualidade, correctos e com boa relação volume/distribuição. Também o
discurso linguístico se adapta ao propósito dos mesmos, sendo discursos
informativos mas ao mesmo tempo persuasivos devido à componente
comercial que os acompanha.
ABSTRACT: This work is based primarily on the analysis of the presence, on the Internet, of
businesses in the ceramics sector. This sector is traditional and very
representative of the region of Aveiro. To this end, there was a quantitative
survey of these companies to understand and evaluate the details of their
presence on the Internet and their economic and social importance. We
analysed the Internet page for particular businesses by studying what kind of
discourse is used to carry out communication with the public and in what
languages. The Internet is perhaps the most valuable source of information
dissemination to potential customers, but there is very limited presence of this
industrial sector on the Web. Another important finding of this study is that the
analysed websites are mainly in one language: Portuguese and only rarely
followed by English. Nevertheless, companies have websites with good, well
balanced textual content; and the discourse of these sites fits the purpose of
websites, with regard to information and using persuasive language, because
of the commercial aim underlying each page. However, there is considerable
room for improvement. Mestrado em Línguas e Relações Empresariais