Autor(es):
Corticeiro, Ana Caçoilo
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2785
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Língua inglesa; Indústria do turismo; Língua inglesa; Promoção turística
Descrição
O Turismo assume, nos dias de hoje, um papel muito relevante na vida
económica, social e cultural de qualquer região. Aumenta o número de postos
de trabalho, descobre novas profissões e potencialidades de crescimento de
cada indivíduo e da sociedade. Cada vez mais as pessoas viajam por motivos
de lazer e esta crescente movimentação de pessoas, de várias origens para
vários destinos por todo o mundo permite, através do contacto e das relações
estabelecidas, um enriquecimento mútuo das culturas. No entanto, para este
contacto ser possível é necessária uma ponte de ligação que permita a
comunicação entre pessoas de culturas diferentes. Actualmente, essa ponte é
a Língua Inglesa que, enquanto Língua Franca, é falada por todo o mundo.
A Cidade de Aveiro está em crescente desenvolvimento e é cada vez mais um
destino turístico, atraindo pessoas de várias nacionalidades. Por este motivo,
com o presente trabalho procurou-se perceber se as principais entidades
envolvidas no turismo desta região recorrem à Língua Inglesa como
ferramenta de promoção e informação e aferir a qualidade que estes meios
apresentam. Para isso foi recolhida informação através da realização de
inquéritos a algumas dessas entidades e foram analisados diversos materiais
promocionais e informativos disponíveis aos consumidores, assim como os
seus sítios Web. Após uma análise cuidada, foram apresentados os resultados
e a conclusão deles retirada.
Pretende-se, acima de tudo, contribuir para a melhoria e desenvolvimento da
Cidade de Aveiro e da sua Indústria turística.
ABSTRACT: Tourism as an industry is now one of the major contributors to economic,
cultural and social growth in the world. Creating employment and opportunities
for development, it helps in improving economic growth of the regions and
betters the life style of those who live in those regions.
With tourism growth, the number of people travelling has increased, which
creates opportunities for cultural exchange between the visiting culture and the
local one. This can be beneficial for both cultures. This cultural exchange can
only be achieved with a communication platform; a common means of
exchange. Currently the English Language, as a Lingua Franca, provides this
communication platform.
The city of Aveiro is in constant development and it is becoming a major
tourism destination, attracting tourists from different parts of the world.
The aim of the current work is to understand and evaluate the quality of the use
of the English language by the major tourism entities of the city of Aveiro, when
trying to communicate and promote their services and products to the clients
and potential visitors.
The materials analysed were questionnaires filled out by the tourism entities,
advertising material, information brochures and the websites of some of those
entities. After a careful analysis and interpretation of the gathered information,
we were able to present some findings and to arrive at conclusions that we
hope can contribute to the development of the City of Aveiro and its tourism
industry. Mestrado em Línguas e Relações Empresariais