Author(s):
Cunha, Sílvia Marisa dos Santos Almeida
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2781
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Literatura portuguesa; Poesia portuguesa; Medievalismo
Description
O presente trabalho constitui um contributo para o estudo da tendência
neotrovadoresca na poesia portuguesa contemporânea, entendendo-a como
recuperação dos modelos semânticos e formais que tipificam os três géneros
canónicos integrados na tradição galego-portuguesa medieval: cantigas de
amor, cantigas de amigo e cantigas de escárnio e maldizer.
Numa primeira parte, discute-se a origem e a amplitude conceptual da
designação de «neotrovadorismo», com vista à delineação de uma tipologia
das modalidades de intertextualização do discurso trovadoresco. Procede-se
ainda a uma breve sondagem diacrónica em torno da poesia portuguesa do
século XX, com o objectivo de nela averiguar a incidência da recuperação
neotrovadoresca.
Numa segunda parte, elege-se a obra poética de Jorge de Sena, nela
salientando a relevância do imaginário medieval. Depois de se proceder à
detecção das composições que, no conjunto da sua ampla obra poética,
denunciam uma inequívoca inspiração neotrovadoresca, propõe-se uma
análise dos textos elencados, neles destacando, em especial, a relevância do
modelo da sátira galego-portuguesa.
ABSTRACT: This dissertation aims to contribute to the study of neotroubadourism in
contemporary Portuguese poetry, i.e., the recuperation of the semantic and
formal features which define the three conventional genres into which medieval
Galician-Portuguese poetry has been divided: cantigas de amor, cantigas de
amigo and cantigas de escárnio e maldizer.
In the first section, we have discussed the origin and conceptual scope of the
term neotroubadourism so as to define a typology pertaining to the modes of
intertextuality implied by troubadour poetry. We have then presented a brief
survey of 20th century Portuguese poetry, in order to analyse the recurrence of
neotroubadour influence.
In the second section, we have selected Jorge de Sena’s poetical work and we
have highlighted the relevance of medieval imagery it reveals. We have
focussed on the specific set of poems dealing with troubadour motifs, by
particularly emphasizing the underlying presence of Galician-Portuguese
satirical tradition. Mestrado em Estudos Portugueses