Author(s):
Alves, Tânia Cristina Pereira
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2779
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Comunicação nas organizações; Comunicação intercultural; Diferenças culturais
Description
Esta tese de mestrado, que tem como tema principal a Comunicação
Intercultural no mundo dos negócios, foi desenvolvida a partir de
referenciais teóricos e da análise de questionários enviados às empresas
nacionais de cerâmica. O estudo de investigação tem 5 capítulos, sendo o
primeiro reservado para a introdução. O segundo capítulo inicia-se com
uma retrospectiva histórica de comunicação e um panorama geral do
processo comunicativo. Seguidamente, entra-se no campo da cultura e
das suas características. Posteriormente, expande-se a definição de
Comunicação Intercultural através da opinião de importantes escritores,
mencionam-se as competências interculturais, o choque de culturas e as
estratégias necessárias para ultrapassar as barreiras comunicacionais. O
capítulo seguinte destina-se a analisar, de modo geral, a globalização, a
indústria da cerâmica nacional e as suas características e a importância da
economia nacional para este trabalho. A apresentação dos resultados do
estudo de investigação é feita no capítulo 4, onde se faz referência aos
objectivos do trabalho, à metodologia utilizada, à demonstração da
importância da Indústria da Cerâmica para a economia nacional e
internacional e à análise dos dados dos questionários enviados às
empresas nacionais e da entrevista. Finalmente, no último capítulo faz-se
a exposição das principais conclusões e a demonstração da real
importância da comunicação intercultural no seio das organizações para
alcançar o êxito almejado.
ABSTRACT: This master’s dissertation, whose main subject is Intercultural
Communication in the business world, was developed on the basis
of theoretical readings and an analysis of the national ceramics
industry and the opinions of those who work in this sector regarding
intercultural communication. The study has 5 chapters, the first of
which is the Introduction. The second chapter begins with a historic
overview of communication and a general look at the communication
process. It continues with a discussion of culture and its
characteristics, the meaning of Intercultural Communication and the
identification of intercultural competences and barriers to successful
communication. The third chapter comprises a general analysis of
the national ceramics industry, its characteristics and the importance
of the national economy to this study. In the next chapter, the
structure and results of the study are presented, in particular of the
importance of the Ceramics Industry in the national economy and
the examination of the questionnaires and interview carried out in
ceramics enterprises. In the final chapter, we outline the main
conclusions of the study and seek to demonstrate how important
intercultural communication can be to organizations as a way of
reaching their desired goals. Mestrado em Línguas e Relações Empresariais