Author(s):
Guerra, Maria de Fátima Ferreira
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2715
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Ensino das ciências da terra; Ensino básico 3º ciclo; Ensino secundário; Geologia histórica; Litologia
Description
Com este trabalho pretendeu-se planear e levar a cabo um conjunto de
actividades no âmbito da Geologia, passíveis de serem desenvolvidas em
vários ambientes de aprendizagem - campo, sala de aula, laboratório e
computador - que permitam aos alunos conhecer a litologia e a história
geológica da zona onde vivem.
A investigação realizada, as actividades e materiais elaborados centraram-se
numa zona de cerca de 3-4 Km em volta da Escola Secundária Stuart
Carvalhais, em Massamá (Queluz), nos arredores de Lisboa. A escolha deste
tema e desta área pretende proporcionar aos alunos a realização de trabalho
de campo, em alternativa às visitas de estudo tradicionais, levando-os a terem
novas visões da Geologia e do local em que vivem, de modo a
compreenderem que o chão que pisam tem uma longa história para contar.
O trabalho iniciou-se com o reconhecimento da Geologia local com base na
cartografia existente, no trabalho de campo e na bibliografia disponível.
Seleccionaram-se os afloramentos que pareceram mais adequados e foram
recolhidos dados relativos à litologia, aos recursos, ao património natural e
arqueológico, à ocupação antrópica da região e aos problemas de
Ordenamento.
Em simultâneo procedeu-se à revisão bibliográfica relativa às perspectivas
actuais da Educação em Ciências, às Orientações Curriculares relativas aos
7º, 10º e 11º anos, das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia,
e ao Projecto Educativo da Escola - “Stuart XXI” - com vista à
contextualização didáctica das actividades a desenvolver.
Da investigação resultou a planificação de um conjunto de actividades para
cada um dos anos de escolaridade referidos.
Por existirem nas imediações da escola excelentes afloramentos e uma grande
variedade de aspectos geológicos com potencialidades didácticas, as
actividades que se propõem não esgotam as possibilidades que a zona
proporciona.
Os percursos foram escolhidos em função da sua extensão e segurança e as
actividades foram planificadas em função dos conteúdos a leccionar e do grau
de dificuldade exigido para os diferentes anos de escolaridade. As actividades
planeadas encontram-se em anexo.
ABSTRACT: The main objective of this work was the conceptual development, planning and
design of a geology outreach project to be performed both inside and outside
the classroom (field, laboratory, computer room). The approach followed is
expected to contribute to motivate the students to the study of the geology of
the place where they live and to increase their interest in earth sciences.
The region under investigation is located in the southern sector of the West
Portuguese Mesozoic Basin (Lusitanian Basin) and involves an area of 3-4 km
around the Stuart Carvalhais Secondary School in Massamá (Queluz), in the
environments of Lisbon. The area and the topics selected will provide an
opportunity to carry out field work, in alternative to traditional field trips and will
help the students to develop a new perspective of Geology.
In the first stage of the project, the students will look at topographic and
geologic maps in order to identify the main geologic units cropping out in the
region. Additional information will be obtained through bibliographic and
internet research. Problems such as land management, natural resources and
human occupation will also be focused.
The field trip, consisting of five selected stops, provides an opportunity to
observe good outcrops of sedimentary and igneous rocks of Cretaceous age
and to collect a varied set of field data, based on which it will be possible to
reconstruct the geological history of the region. On the walk, the rock-forming
processes as well as the natural and historical patrimony will be discussed and
some information on geotectonic setting will be given. Back to school, the
students will compile all the field observations, will do some further research in
the laboratory and will integrate and present the results obtained.
The project is designed for students of Earth Sciences of the 7Th grade and of
Biology and Geology of the 10th and 11th grade and follows the curricular
recommendations of the Portuguese Ministry of Education for these levels of
teaching. It also reflects the concerns of the Education Project of the School -
“Stuart XXI”.
The thesis is organized in six chapters. The main objectives of the work and the
adopted methodology are presented in the first chapter. Chapter II describes
the area around the school, whilst Chapter III includes the guide of the geologic
tour with a detailed description of the different stops. Chapter IV provides a
literature review of the main aspects of the Geology of the Cretaceous in
Portugal. Chapter V presents a brief overview of the geodynamic evolution of
the Lusitanian Basin and Chapter VI includes the main conclusions of the
thesis. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia