Autor(es):
Martins, Elisabete Clara Moreira
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2693
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino das ciências da terra; Geomorfologia; Geologia glaciar; Educação ambiental; Estudos de campo
Descrição
A Serra da Estrela, com o ponto mais elevado de Portugal Continental,
constitui um local único no país para o estudo in situ de aspectos
geomorfológicos de origem glaciária em bom estado de conservação,
contrastando claramente com os traços da morfologia granítica das áreas não
afectadas pelos glaciares. Do ponto de vista litológico, esta região é formada
por rochas graníticas hercínicas que intruem os metassedimentos do
Complexo Xisto-Grauváquico Ante-Ordovícico. A topografia geral do maciço,
nomeadamente as vertentes escarpadas que limitam plataformas escalonadas
a vários níveis, dominando as depressões aplanadas da plataforma do
Mondego e da Cova da Beira, denuncia a sua origem tectónica.
A diversidade da vegetação que aqui se encontra reveste-se,
igualmente, de particular interesse, não só pelos endemismos hermínicos e
ibéricos, mas também pelo facto de constituir um dos locais do país onde é
possível encontrar espécies adaptadas à neve e ao gelo. A altitude do maciço
da Estrela, aliada às condições climatológicas, edáficas e de exposição solar,
condiciona a distribuição da vegetação, sendo possível a delimitação, mais ou
menos nítida, de uma zonação da vegetação.
O facto de grande parte do maciço se encontrar dentro dos limites do
Parque Natural, a existência da Reserva Biogenética que abrange as áreas
mais elevadas, e a recente inclusão da área do Parque Natural na Rede
Natura 2000 atribuem um valor especial à Serra da Estrela no âmbito da
educação ambiental. A boa localização geográfica e a boa acessibilidade são
outros factores que tornam a Serra da Estrela uma área de grande interesse
didáctico para a realização de actividades de campo.
Este trabalho pretende apresentar-se como uma ferramenta de
orientação dos docentes que leccionam a disciplina de Ciências Naturais do
terceiro ciclo do ensino básico, mormente ao nível do 8ºano, e que queiram
implementar Trabalho de Campo, visando integrar conteúdos da “Dinâmica
externa da Terra” e dos “Ecossistemas”, numa perspectiva de sensibilização
dos alunos para o património natural/ambiental. Assim, depois da
apresentação geral desta investigação, os seus objectivos e metodologia
adoptada, segue-se o capítulo II, dedicado à caracterização da região da Serra
da Estrela no que respeita à geologia, morfologia, pedologia, climatologia,
vegetação, sua distribuição e influência da ocupação humana na sua evolução,
destacando os diferentes investigadores que contribuíram para esse
conhecimento. No capítulo III, enfatiza-se a importância do Trabalho de Campo
(TC), organizado numa perspectiva construtivista, no ensino das Ciências
Naturais. Segue-se a caracterização do modelo de organização do TC, de Nir
Orion, que serviu de orientação para a elaboração de uma proposta de
planificação de actividades de campo, que inclui dois roteiros para saídas de
campo, articulados com uma visita de estudo ao Ecomuseu do Zêzere.
Elaboraram-se materiais didácticos de apoio para o professor, com a
informação necessária à implementação de actividades antes, durante e
depois da saída de campo, e guiões de trabalho para os alunos.
ABSTRACT: The Serra da Estrela, where it is located the highest point in continental
Portugal, is a unique place for the morphological study of glaciated and non
glaciated terrains of granite origin. From a lithological point of view, this region
is constituted by hercynian granitic rocks, intruded in pre-ordovician
metassediments of the Complexo Xisto-Grauváquico. The general topography
of the massive, namely the platforms located at different levels and limited by
steep slopes, which dominate the Mondego and Cova da Beira depressions,
shows its tectonic origin.
The vegetation found here is also of particular interest, not only
because of its diversity, but also because of the existence of endemic species
in the region and because it is one of the few areas in Portugal where we can
find species adapted to snow and ice. The altitude of Serra da Estrela massive,
allied with climatic characteristics, type of soils and insulation conditions, has a
great influence in the distribution of vegetation and in the development of
different vegetation zones.
The fact that the major part of the massive is included in the Parque
Natural da Serra da Estrela, the existence of a biogenetic reservation area in
the highest part of the massive and the recent inclusion of the Parque Natural
in the Rede Natura 2000, makes this region a special place for the purposes of
environmental education. The location in the centre of the country and the good
conditions of accessibility are also factors that must be taken in account to
understand the interest of this region as an area for the development of field
work with students.
This work is intended to constitute an orientation tool for the teachers
of Natural Sciences that are interested in the implementation of field work in the
3rd level of Basic School, in particular in the 8th grade, with the objective of
integrating the contents of Earth External Dynamics and Ecology. After the
general presentation of the work in the 1st Chapter, the 2nd Chapter deal with
the characterisation of the geology, morphology, types of soil, clime and
vegetation, the human influence in the distribution and evolution of vegetation.
The 3rd Chapter is dedicated to the importance of field work in Natural
Sciences, organised in a constructivist perspective, and to the characterisation
of the Nir Orion model for the planning of field work. This model was the base
for the elaboration of two field trips, and a visit to the Zêzere Ecomuseu, which
are supported by didactic materials, in particular a Guide Book for the students
and another for the teachers, with the necessary information to implement all
the proposed activities before, during and after field work. Mestrado em Ensino da Geologia e Biologia