Autor(es):
Pereira, Susana Cardoso
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2598
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Meteorologia; Estações meteorológicas; Escolas secundárias; Ciências do ambiente
Descrição
O presente trabalho propõe-se em divulgar a implementação de um projecto
de índole científico educacional, na área das ciências atmosféricas, entre
alunos do ensino secundário. O objectivo do projecto é o de motivar o estudo
das ciências atmosféricas e aumentar a literacia científica entre os alunos do
Ensino Secundário, criando uma rede de Estações Meteorológicas
Automáticas (EMAS), instaladas nas escolas. Os dados reproduzidos pelas
EMAS serão armazenados numa base de dados, disponível via Web, com
acesso nas escolas pelos alunos e professores, a ser utilizada para fomentar a
experimentação do estudo do estado do tempo e clima, através da elaboração
de projectos pedagógicos inseridos na disciplina de Projecto Área Escola.
Paralelamente foi realizada a implementação operacional de um modelo de
previsão regional BRAMS/RAMS para três domínios diferentes: Atlântico
Norte, Portugal Continental e Lisboa e Vale do Tejo, com resolução de 50 km,
12.5 km e 3.125 km, respectivamente.
No final do projecto, os dados amostrados poderam ser usados para a
validação do modelo operacional, entre outros.
Elaborou-se uma série de conteúdos cientificos, abrangendo áreas das
ciências da Terra e do Espaço.
Por último, um dos objectivos do projecto foi a elaboração de um Curso de
Formação dirigida a professores do Ensino Secundário.
ABSTRACT: The work proposal is to disclose the implementation of a scientific education
project nature, in the area of the atmospheric sciences, among school students.
The main goal of this study is to improve the skills in atmospheric sciences
promoting the scientific acknowledgment among junior-high (k9-12) students,
implementing an Automatic Weather Stations (AWS) network at schools.
The measured data (from AWS) are stored in a database, available on the
internet, accessed by students and teachers. The students will use these data
in order to develop scientific projects about weather and climate in classes.
A second approach was the operational use of the numerical prediction model
BRAMS/RAMS for three different model domains and resolution: North Atlantic
(50 km), Portugal Mainland (12.5 km) and for the Lisbon metropolitan area
(3.125 km).
The stations data will be use to validate the numerical prediction model.
A set of scientific classes covering several areas of earth science were
developed as well an Education and Formation lectures for the junior-high
teachers. Mestrado em Meteorologia e Oceanografia Física
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Corte-Real, João Alexandre Medina; Ferreira, Sérgio