Author(s):
Roque, Maria Isabel Rodrigues Teixeira
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2575
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Educação em ciências; Ensino da física; Representação gráfica; Mecânica; Cinemática
Description
A Física é a ciência que estuda as leis da natureza. Como abrange
assuntos muito vastos encontra-se dividida em áreas, uma das quais é a
Mecânica. O estudo e a descrição do movimento, sem preocupação sobre
as suas causas são o objectivo da cinemática, uma das suas divisões. A
unidade "movimentos e as forças", que envolve o estudo dos
movimentos através de representações gráficas, é estudada no 9º ano
escolaridade.
As representações gráficas, usadas no estudo das ciências, são
importantes para estabelecer relações entre medições como, por
exemplo, a posição e o tempo e/ou a velocidade e o tempo.
Devido à importância da representação gráfica, é fundamental que na
instrução básica seja proporcionada aos alunos uma formação onde esta
capacidade, que permite uma melhor compreensão do mundo usando o
conhecimento de uma maneira integrada, seja desenvolvida.
Para além do conhecimento dos conceitos físicos do movimento, é nossa
intenção que os alunos aprendam como interpretar e como construir
gráficos.
O estudo realizado teve dois objectivos principais: a identificação das
dificuldades na construção e na interpretação dos gráficos,
nomeadamente da posição / tempo e da velocidade / tempo e o
desenvolvimento de estratégias experimentais no sentido de facilitar a
aprendizagem e as mudanças conceptuais.
Para compreender as dificuldades dos estudantes foi desenvolvido um
questionário para ser aplicado aos alunos do 9º ano de escolaridade da
"Escola Básica de 2º, 3º Ciclos / Sec. João Garcia Bacelar - Tocha ".
As actividades experimentais foram pensadas para promover a
construção e a interpretação dos gráficos pelos estudantes.
Os estudantes apresentaram grandes dificuldades em interpretar e
construir gráficos onde a posição ou a velocidade têm valores negativos
ou diminuem com o tempo. Apresentaram ainda dificuldades na
distinção entre o trajecto e a representação gráfica das posições em
função do tempo.
A avaliação final sugere que a estratégia desenvolvida favoreceu a
compreensão da representação gráfica por parte dos alunos.
ABSTRACT: Physics is the science that studies the laws of the nature. As it studies
many subjects it is divided in areas, one of which is Mechanics. The
study and description of the movement, without worrying about its
causes, is the goal of Kinematics, which is one of the divisions of the
Mechanics. The unit "Movements and Forces", which involve studying
the movements through graphical representations, is studied in the ninth
year of schooling. The graphical representations, used in the study of
Sciences, are important to establish relations between measurements as,
for example, position and time and / or velocity and time.
Due to the importance of graphic representations, it is fundamental that
basic education provides pupils a formation where this ability is
developed as it allows them a better understanding of the world using
knowledge in an integrated way.
Far beyond the knowledge of the physical concepts of movement, it is
our intention that the pupils learn how to interpret and how to construct
graphs.
The study carried out had two main goals: the identification of
difficulties in the construction and interpretation of graphs, namely of
position / time and velocity / time and the development of experimental
strategies to make learning and the conceptual changes easier.
To understand the difficulties of the students a questionnaire was
developed to be applied to the pupils of the ninth year of the "Escola
Básica do 2º, 3º Ciclos/Sec. João Garcia Bacelar - Tocha".
The experimental activities were conceived to promote the students’
construction and interpretation of graphs.
Students presented great difficulties to interpret and to construct graphs
everytime the position or speed had negative values or decreased with
time.
They still presented difficulties in the distinction between the path and
the graphical representation of the positions in function of time.
The final evaluation suggested that the strategy developed favoured with
a better understanding by students of the graphical representation. Mestrado em Ensino de Física e Química
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Valente, Manuel Almeida; Malaquias, Isabel Maria Coelho de Oliveira