Autor(es):
Simões, Fábio Jorge Pereira
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2560
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ligas de alumínio; Comportamento mecânico; Corte de metais
Descrição
A investigação centrada na optimização do comportamento mecânico e formabilidade de chapas metálicas tem conhecido desenvolvimentos importantes ao longo dos últimos anos. A tendência de redução de peso dos componentes conformados, principalmente no que se refere à indústria automóvel, deve-se a questões não só de índole económica, mas também ecológica. Neste caso, um dos caminhos consiste em investigar novas ligas dentro dos aços já usados, possibilitando uma redução da espessura das chapas, mantendo ou melhorando a performance dos componentes. O caminho alternativo é o uso de outros materiais. Em alternativa ao aço, as chapas de alumínio apresentam potenciais vantagens em termos de peso e resistência à corrosão, mas a sua baixa formabilidade tem vindo a limitar o leque de aplicações.
A formabildade de chapas metálicas depende de um grande número de factores. O comportamento mecânico do material é apenas um deles. Neste trabalho pretende-se estudar o impacto da utilização de um processo alternativo para a produção de chapas, a laminagem assimétrica.
O processo de laminagem assimétrica pretende impôr tensões de corte ao longo da espessura da chapa, originando o desenvolvimento de componentes de textura específicos, designados componentes de corte, além de promover o refinamento de grão. Tais componentes de textura, não alcançáveis pelos processos tradicionais de fabrico, são apontados como benéficos para a melhoria substancial da formabilidade das chapas de alumínio. A diminuição do tamanho de grão resulta, também, num incremento da resistência mecânica. A principal meta é então a obtenção uma combinação optimizada entre formabilidade e resistência mecânica, não alcançável com os processos tradicionais de laminagem seguida de tratamentos térmicos. Neste trabalho, chapas de alumínio 1050 são sujeitas a laminagem assimétrica e posterior tratamento térmico, com o intuito de estudar o impacto do procedimento no desenvolvimento de texturas cristalográficas conducentes a uma melhoria na formabilidade da chapa, e no refinamento do grão, com vista a optimizar a resposta mecânica. São realizados ensaios experimentais para avaliação do impacto dos diversos parâmetros da laminagem no comportamento mecânico das chapas, e discutidas estratégias de optimização do processo de laminagem assimétrica. Doutoramento em Engenharia Mecânica
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Inglês
Orientador(es)
Grácio, José Joaquim de Almeida; Duarte, José Manuel Ferreira