Autor(es):
Coelho, Carlos Daniel Borges
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2405
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Zonas costeiras; Zonas costeiras; Planeamento urbano; Gestão de zonas costeiras
Descrição
Esta dissertação aborda um tema que frequentemente é referido na
comunicação social durante os Invernos Portugueses… a dinâmica do litoral
costeiro e em particular, a sua erosão. Este fenómeno pode causar avultados
prejuízos, com particular incidência nas frentes urbanas, colocando em risco
pessoas e bens e gerando por isso atenções especiais.
Para minorar os efeitos da natural dinâmica das zonas costeiras é necessário
compreender os diversos processos envolvidos. A classificação da costa em
termos de vulnerabilidades e riscos só será possível quando a capacidade de
previsão for melhorada. Nessa altura os meios de planeamento terão também
a sua missão facilitada.
Assim, são caracterizadas as acções que se relacionam com o evoluir dos
sistemas costeiros. As acções naturais, como as marés, os ventos e a agitação
marítima são avaliadas em detalhe. O Homem é também interveniente activo
nos processos costeiros, podendo referir-se a construção de aproveitamentos
hidráulicos que enfraquecem o fornecimento de sedimentos ao meio costeiro,
as dragagens em canais de navegação, a extracção de areias e a urbanização
sobre sistemas dunares, com consequências no litoral.
Os processos de transporte sedimentar são resultado das acções referidas. O
transporte sólido longitudinal divide-se em partículas transportadas por
arrastamento junto ao fundo e por sedimentos em suspensão, ambas de difícil
quantificação. A avaliação do comportamento dos perfis transversais de praia
está também relacionada com o transporte.
Os modelos de configuração de linha de costa pretendem projectar a posição
futura da zona litoral. Face ao conhecimento actual, essa previsão é difícil. O
desenvolvimento de um modelo próprio pretende ser uma aproximação de
resultados a valores mais fiáveis, testando a sensibilidade e o comportamento
de diversos parâmetros importantes na dinâmica costeira.
Numerosas aplicações à região costeira a Sul da barra de Aveiro demonstram
as dificuldades sentidas actualmente, permitindo algumas conclusões. O
volume sólido disponível na região é actualmente deficitário em relação às
capacidades de transporte, sendo previsível o agravar de situações de erosão.
A definição de uma metodologia eficaz de classificação de vulnerabilidades e
riscos em zonas costeiras é ainda limitada, sendo este trabalho um contributo
na obtenção desses objectivos.
ABSTRACT: This dissertation approach is based on a theme which is often referred by the
media during the Portuguese winter time events… the coastal littoral dynamics
and, particularly, its erosion processes. This phenomenon may cause serious
damage, especially in the urban fronts, jeopardizing people and assets, and
therefore generating special attention.
To diminish the effects of the coastal areas’ natural dynamics it is necessary to
understand the various processes involved. The classification of the coast in
terms of vulnerability and risk will only be possible when the foresight ability is
improved. In this way, then, the planning and decision making processes will
have its mission made easier.
Hence, the actions related to the evolution of coastal systems are
characterized. Natural actions, such as tides, winds and sea agitation are
evaluated in detail. Mankind is also an active participant in coastal processes
and we could mention the construction of hydraulic dams that weaken the
sediments supply to the coastal environment, the dredging in navigation
channels, the sand extractions and the urbanization on dune systems, with
consequences on the littoral.
The sediment transport processes are the result of the actions mentioned
above. The longitudinal sediment transport divides itself in particles transported
by dragging near the bottom and suspending sediments, both difficult to
quantify. The evaluation of beach cross-shore profiles’ behaviour is also related
with the transport.
The models of coastal line configuration claim to plan the future position of the
littoral area. In view of current knowledge, that foresight is difficult. The
development of a proper model wishes to be a result approximation to more
trustworthy values, testing the sensitivity and behaviour of several important
parameters in coastal dynamics.
Some conclusions are drawn after numerous applications to the coastal region
south of Aveiro inlet demonstrate the difficulties felt nowadays. The sediment
volume available in the area is currently deficient when related to the transport
capacity, and it is predictable that the erosion situations will be further
aggravated.
The definition of an effective vulnerability and risk classification methodology is
still limited and requires all the possible inputs. This project is a contribution in
pursuing such purposes.
Tipo de Documento
Tese de Doutoramento
Idioma
Português
Orientador(es)
Gomes, Fernando Francisco Machado Veloso; Cardoso, José Claudino de Pinho