Author(s):
Simões, João Andrade
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2370
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Engenharia civil; Asfalto; Betume; Estradas
Description
No panorama que se apresenta actualmente, qualquer tomada de decisão
sobre uma intervenção a efectuar, uma nova infra-estrutura a executar ou uma
solução construtiva a empregar deve ser estudada exaustivamente e
devidamente fundamentada.
Assim, por um lado temos os pavimentos flexíveis por toda a Europa num
estado cada vez mais avançado de degradação a necessitar de intervenções
urgentes e, por outro lado, temos os novos empreendimentos e infra-estruturas
a construir. Para ambos os cenários é necessário estudar e analisar as
diferentes possibilidades presentes no mercado que garantam a adopção da
melhor solução, que alie vantagens técnicas, reduzidos custos de execução,
sustentabilidade ambiental e segurança e conforto para o utilizador.
Começando pelas soluções de reciclagem de pavimentos existentes,
passando pelo tratamento dos materiais fresados e finalizando nas mais
recentes inovações em termos de betumes asfálticos modificados, é possível
garantir que a solução adoptada é realmente a mais vantajosa para o dono de
obra, para a entidade executante e para o utilizador final.
ABSTRACT: In the panorama that currently presents, any decision making on a given
intervention to take place, a new infrastructure to execute or a new constructive
solution to use must be studied exhaustingly and duly based.
Thus, on one hand we have the flexible pavements all over Europe in a more
and more advanced state of degradation in need of urgent interventions and,
on the other hand, we have the new infrastructures to construct. For both the
scenarios it is necessary to study and to analyze the different possibilities
present in the market in order to guarantee the adoption of the best solution,
that unites techniques advantages, reduced costs of execution, environment
sustainability and security and comfort for the user.
Beginning with the different solutions to recycle existing pavements, passing
through the treatment of milling materials and finishing in the most recent
innovations in modified asphalt bitumen, it is possible to guarantee that the final
adopted solution is really the most advantageous for the infrastructure owner,
for the constructor and for the final user. Mestrado em Engenharia Civil