Author(s):
Freitas, Pedro Alexandre Sousa de
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2347
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Engenharia civil; Geomorfologia; Sedimentologia; Transporte de sedimentos; Hidrodinâmica
Description
Este trabalho refere-se ao estudo e caracterização do comportamento da praia
do Areão. Dias et al. (1994), num estudo de diagnóstico da geomorfologia e da
dinâmica sedimentar de troços costeiros, previu que 100% das dunas frontais
existentes na praia do Areão, concelho Vagos, fossem destruídas. Em 1999 foi
realizada uma intervenção de emergência na praia, em 2001 foi realizado um
reforço dunar e em 2002 foi iniciada a construção do esporão da praia do
Areão. Desde então, o verdadeiro impacto do esporão no comportamento da
orla costeira local e nos volumes de transporte sedimentar verificados, ainda
não foram completamente percebidos.
O presente trabalho propôs-se correlacionar as variáveis existentes durante o
transporte sedimentar na praia do Areão. Aproximações da variação de
volumes de sedimentos medidos na praia emersa foram comparadas com os
volumes teóricos em transporte, calculados segundo duas formulações
existentes, Kamphuis (1991) e CERC (1984), e por fim a sua relação com o
clima de agitação verificado.
Em campanhas de campo foram realizados levantamentos de perfis
transversais e recolha de amostras de sedimentos ao longo da praia,
possibilitando a classificação morfológica e sedimentar da mesma. Os volumes
de transporte medidos foram calculados considerando diferenças de volumes
entre sucessivas campanhas (admitindo áreas de influência dos respectivos
perfis).
Para o cálculo dos volumes teóricos foi necessária uma base de dados do
clima de agitação. Esta foi obtida por meio de uma bóia ondógrafo existente ao
largo de Leixões, que realizou registos consecutivos de 10 em 10 minutos de
alturas de onda significativas, períodos de onda e direcção de onda.
Considerando efeitos de empolamento e refracção de onda, novas alturas de
onda e direcção de onda foram calculadas na zona de rebentação. Foi então
realizado um estudo sobre o nível de transporte sedimentar pelas duas
formulações em cada perfil e estimada a variação de transporte sedimentar
pelas diferenças entre perfis consecutivos. Estas variações de volumes de
transportes sedimentares foram analisadas individualmente e em comparação
com os restantes métodos.
Por, fim, tentaram-se obter correlações entre os transportes sedimentares
calculados e o clima de agitação. ABSTRACT: This work refers to the study and characterization of the behaviour of the Areão
beach. Dias et al. (1994), in a diagnostic study of the geomorphology and
sediment dynamics of some costal sections, predicted that 100% of the existing
frontal dunes of Areão beach, in Vagos, would be destroyed. An emergency
intervention was made in 1999, in 2001 it was made a strengthening on the
frontal dunes and in 2002 began the groin construction of the Areão beach.
Since then, the real impact of the groin on the local shoreline behaviour and the
volumes of sediment transport, haven’t yet been completely understood.
This work proposed to correlate the known variables during sediment transport
on the Areão beach. Approximations of the sediment volume variations
measured on the emerged beach were compared with the theoretical
calculated volumes according to the two formulations available, Kamphuis
(1991) and CERC (1984), and finally the relation with the considered wave
climate.
By field work, cross section profiles measures and sediment sampling along the
beach were made, allowing morphological and sediment classification. The
transport volumes measure were calculated considering volume differences
between successive campaigns (admitting influence areas of each cross
section profile).
To calculate the theoretical volumes it was necessary a database of wave
climate. This was achieved through a directional wave buoy near Leixões,
which recorded data each 10 minutes registering significant wave heights,
wave periods and wave directions. Considering wave shoaling and refraction
effects, new wave heights and wave direction, were calculated in the surf zone.
It was done a study on the sediment transport level by both formulations in
each cross section profile and also it was estimated the sediment transport
volume variation by the consecutive differences between cross section profiles.
These volumes variations were analyzed individually and related with other
methods.
So, finally, correlations between sediment transport and wave climate were
done. Mestrado em Engenharia Civil