Autor(es):
Santos, João António dos
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2334
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Engenharia civil; Pontes; Vias de comunicação; Conservação e restauro; Betão armado
Descrição
Esta dissertação com título Patologias em Obras de Arte, pretende analisar
anomalias e suas causas, em obras-de-arte de betão armado.
Este tema tem despertado a atenção da comunidade científica na área da
engenharia, mas também a da sociedade em geral. As pontes, viadutos e
passagens são, para o utente, mais do que uma estrutura de betão, mais do
que uma obra de arte, são património de vida, passagens de margem,
caminhos diários de rotina, património do seu quotidiano.
No território nacional existem mais de 10.000 obras-de-arte de variados
esquemas estruturais, metálicas, mistas, de alvenaria, de betão, préfabricadas,
com pré-esforço exterior, de madeira, e outros, com diferentes
idades e diferentes utilizações, expostas a diferentes tipos de agressividades.
A dissertação inicia com um enquadramento das obras-de-arte, descrevendo
os seus esquemas estruturais mais comuns, os seus componentes e as
patologias mais frequentes.
Nos capítulos seguintes, é apresentado um estudo estatístico, feito com base
na análise de relatórios de inspecção feitos a este tipo de obras.
Com base nos resultados são feitas relações entre as patologias, as suas
causas, a posição geográfica das obras, a classe de exposição ambiental a
que estão expostas e alguns índices de qualidade de construção.
Estabelecendo possíveis tendências de comportamento, que possam ser
interessantes para um qualquer sistema de gestão de obras-de-arte.
ABSTRACT: This dissertation means to show the most common pathologies in RC Bridges,
and their causes.
This agenda concerns everyone, not just the scientific community but all those
who use these structures every day without even noticing. It’s a theme that
motivates several and daily conversations among everyone, because bridges
are, for better or for worst vital structures to a society that implies to its citizens a
dynamic accessibility to everywhere any time.
The study begins with the analyses of inspections reports made at RC bridges
all over the country.
In a first analysis, it’s determined the most affected components and most
common pathologies, which affect them.
Having a good idea of the pathologies, it gets even furtherer, by trying to
understand their causes, not just those that appear just before, but those which
were in the very birth of each anomaly.
After theses first conclusions, some indirect relations are analyzed, such as,
pathologies and the geographical positioning of the affected bridges, pathologies
and the environmental exposure class, at last pathologies with the quality of the
construction.
With this work, the author means to get some tendencies that may be useful to
the scientific community that manages these important structures. Mestrado em Engenharia Civil