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Patologias em obras-de-arte

Autor(es): Santos, João António dos cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/2334

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Engenharia civil; Pontes; Vias de comunicação; Conservação e restauro; Betão armado


Descrição
Esta dissertação com título Patologias em Obras de Arte, pretende analisar anomalias e suas causas, em obras-de-arte de betão armado. Este tema tem despertado a atenção da comunidade científica na área da engenharia, mas também a da sociedade em geral. As pontes, viadutos e passagens são, para o utente, mais do que uma estrutura de betão, mais do que uma obra de arte, são património de vida, passagens de margem, caminhos diários de rotina, património do seu quotidiano. No território nacional existem mais de 10.000 obras-de-arte de variados esquemas estruturais, metálicas, mistas, de alvenaria, de betão, préfabricadas, com pré-esforço exterior, de madeira, e outros, com diferentes idades e diferentes utilizações, expostas a diferentes tipos de agressividades. A dissertação inicia com um enquadramento das obras-de-arte, descrevendo os seus esquemas estruturais mais comuns, os seus componentes e as patologias mais frequentes. Nos capítulos seguintes, é apresentado um estudo estatístico, feito com base na análise de relatórios de inspecção feitos a este tipo de obras. Com base nos resultados são feitas relações entre as patologias, as suas causas, a posição geográfica das obras, a classe de exposição ambiental a que estão expostas e alguns índices de qualidade de construção. Estabelecendo possíveis tendências de comportamento, que possam ser interessantes para um qualquer sistema de gestão de obras-de-arte. ABSTRACT: This dissertation means to show the most common pathologies in RC Bridges, and their causes. This agenda concerns everyone, not just the scientific community but all those who use these structures every day without even noticing. It’s a theme that motivates several and daily conversations among everyone, because bridges are, for better or for worst vital structures to a society that implies to its citizens a dynamic accessibility to everywhere any time. The study begins with the analyses of inspections reports made at RC bridges all over the country. In a first analysis, it’s determined the most affected components and most common pathologies, which affect them. Having a good idea of the pathologies, it gets even furtherer, by trying to understand their causes, not just those that appear just before, but those which were in the very birth of each anomaly. After theses first conclusions, some indirect relations are analyzed, such as, pathologies and the geographical positioning of the affected bridges, pathologies and the environmental exposure class, at last pathologies with the quality of the construction. With this work, the author means to get some tendencies that may be useful to the scientific community that manages these important structures. Mestrado em Engenharia Civil
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Varum, Humberto Salazar Amorim; Costa, Aníbal Guimarães da
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