Author(s):
Modolo, Regina Célia Espinosa
Date: 2006
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2243
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão ambiental; Aproveitamento de resíduos; Resíduos industriais; Materiais de construção
Description
O trabalho desenvolvido nesta dissertação enquadra-se no objectivo geral de
valorização de resíduos provenientes de unidades de pasta kraft de eucalipto,
nomeadamente dregs, grits e areias do leito fluidizado.
Em concreto, avaliaram-se diferentes alternativas para valorização de subprodutos
introduzidos em produtos do sector da construção civil, tais como cimento, argamassas
e misturas betuminosas para pavimentos rodoviários.
A metodologia adoptada inclui as seguintes fases: caracterização química e
mineralógica dos subprodutos e dos materiais da construção civil incorporados, ensaios
laboratoriais, e caracterização dos provetes obtidos.
Dos resultados laboratoriais de caracterização dos subprodutos avaliaram-se as
potencialidades em relação ao enquadramento destes às especificações exigidas para
as áreas de aplicação. Com os resultados da caracterização dos provetes ensaiados foi
possível avaliar o comportamento dos provetes com resíduos incorporados
comparativamente aos provetes sem incorporação.
Em relação à introdução de grits em cimento, o trabalho foi de incorporação destes
resíduos nas matérias-primas tradicionais de produção de cimento Portland, tendo os
grits a vantagem de serem constituídos essencialmente por CaCO3 que faz parte da
matéria-prima deste produto, considerado como uma solução de escoamento de
elevadas quantidades. É de destacar as boas características dos grits também para a
área de vias e pavimentos rodoviários, incorporados em misturas betuminosas para
camada de regularização.
Foram obtidos bons resultados relativamente à utilização de areias de leito fluidizado na
produção de argamassas de maior valor acrescentado. As areias foram analisadas ao
nível laboratorial e a sua incorporação após lavagem parece ser relativamente inócua
em relação aos requisitos fundamentais de uma argamassa.
Os dregs foram testados em argamassas e em misturas betuminosas para a camada de
regularização ao nível laboratorial e os resultados apresentaram baixo potencial de
aplicação em argamassa e potencialidades mais elevadas para as vias e pavimentos
rodoviários.
ABSTRACT: The work developed in this dissertation is related to the general aim of valorisation of
residues coming from the production of paper and pulp, namely dregs, grits and sands from
the fluidised bed.
Different alternatives were evaluated for valorisation these by-products by introducing them
in products of the civil construction sector, such as cement, mortars and mixtures for roads
pavements.
The adopted methodology includes the following phases: chemical and mineralogical
characterization of the cellulose industry by-products and civil construction and tests of
samples formulations for each specific product at the laboratorial level.
From the laboratory results of by-products characterization, its potential was evaluated in
relation to the specifications demanded for these application areas. It was possible to
evaluate the behaviour of the products incorporating these wastes compared with samples
without any incorporation.
In relation to the grits introduction in cement, the work involved the incorporation in the
traditional raw materials of Portland cement production, since they have the advantage of
being constituted essentially by CaCO3, which is part of the natural raw material constitution,
Portland Cement is a good solution for eliminating high waste amounts. It should also be
stressed the good potential of the grits for the incorporation in the roads and pavements
sector, for mixtures used in regularization layers.
Good results were obtained relatively to the use of fluidised bed sands in the production of
mortars of larger value, an added solution. The sand was analyzed and its incorporation
after washing procedure seems to be harmless .for the basic requirements demanded in the
mortars sector.
Dregs were also tested in mortars and in mixtures for the regularization layer of roads
pavements and the results presented a lower application potential in mortars. but a
satisfactory potential for roads and asphalt pavements.
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Ferreira, Víctor Miguel Carneiro de Sousa; Batista, João António Labrincha