Document details

Valorização de resíduos do sector de pasta e papel em produtos da construção civil

Author(s): Modolo, Regina Célia Espinosa cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2243

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão ambiental; Aproveitamento de resíduos; Resíduos industriais; Materiais de construção


Description
O trabalho desenvolvido nesta dissertação enquadra-se no objectivo geral de valorização de resíduos provenientes de unidades de pasta kraft de eucalipto, nomeadamente dregs, grits e areias do leito fluidizado. Em concreto, avaliaram-se diferentes alternativas para valorização de subprodutos introduzidos em produtos do sector da construção civil, tais como cimento, argamassas e misturas betuminosas para pavimentos rodoviários. A metodologia adoptada inclui as seguintes fases: caracterização química e mineralógica dos subprodutos e dos materiais da construção civil incorporados, ensaios laboratoriais, e caracterização dos provetes obtidos. Dos resultados laboratoriais de caracterização dos subprodutos avaliaram-se as potencialidades em relação ao enquadramento destes às especificações exigidas para as áreas de aplicação. Com os resultados da caracterização dos provetes ensaiados foi possível avaliar o comportamento dos provetes com resíduos incorporados comparativamente aos provetes sem incorporação. Em relação à introdução de grits em cimento, o trabalho foi de incorporação destes resíduos nas matérias-primas tradicionais de produção de cimento Portland, tendo os grits a vantagem de serem constituídos essencialmente por CaCO3 que faz parte da matéria-prima deste produto, considerado como uma solução de escoamento de elevadas quantidades. É de destacar as boas características dos grits também para a área de vias e pavimentos rodoviários, incorporados em misturas betuminosas para camada de regularização. Foram obtidos bons resultados relativamente à utilização de areias de leito fluidizado na produção de argamassas de maior valor acrescentado. As areias foram analisadas ao nível laboratorial e a sua incorporação após lavagem parece ser relativamente inócua em relação aos requisitos fundamentais de uma argamassa. Os dregs foram testados em argamassas e em misturas betuminosas para a camada de regularização ao nível laboratorial e os resultados apresentaram baixo potencial de aplicação em argamassa e potencialidades mais elevadas para as vias e pavimentos rodoviários. ABSTRACT: The work developed in this dissertation is related to the general aim of valorisation of residues coming from the production of paper and pulp, namely dregs, grits and sands from the fluidised bed. Different alternatives were evaluated for valorisation these by-products by introducing them in products of the civil construction sector, such as cement, mortars and mixtures for roads pavements. The adopted methodology includes the following phases: chemical and mineralogical characterization of the cellulose industry by-products and civil construction and tests of samples formulations for each specific product at the laboratorial level. From the laboratory results of by-products characterization, its potential was evaluated in relation to the specifications demanded for these application areas. It was possible to evaluate the behaviour of the products incorporating these wastes compared with samples without any incorporation. In relation to the grits introduction in cement, the work involved the incorporation in the traditional raw materials of Portland cement production, since they have the advantage of being constituted essentially by CaCO3, which is part of the natural raw material constitution, Portland Cement is a good solution for eliminating high waste amounts. It should also be stressed the good potential of the grits for the incorporation in the roads and pavements sector, for mixtures used in regularization layers. Good results were obtained relatively to the use of fluidised bed sands in the production of mortars of larger value, an added solution. The sand was analyzed and its incorporation after washing procedure seems to be harmless .for the basic requirements demanded in the mortars sector. Dregs were also tested in mortars and in mixtures for the regularization layer of roads pavements and the results presented a lower application potential in mortars. but a satisfactory potential for roads and asphalt pavements.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Víctor Miguel Carneiro de Sousa; Batista, João António Labrincha
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU