Author(s):
Silva, Pedro Samuel Nunes da
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2143
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Engenharia electrónica; Comunicação de dados; Redes de dados; Sistemas em tempo real; Sistemas distribuídos
Description
O crescimento em quantidade e complexidade dos sistemas electrónicos
nos veículos conduziu a uma utilização em larga escala de arquitecturas
distribuídas recorrendo a redes específicas como CAN, LIN, TTP/C e mais
recentemente FlexRay. Nos últimos tempos uma tecnologia que tem sofrido
uma grande evolução é a tecnologia Powerline, em que a comunicação se faz
sobre os fios de alimentação. Aplicando esta tecnologia a redes de dados para
automóveis será possível reduzir significativamente a cablagem existente nos
automóveis.
Os testes levados a cabo neste trabalho experimental tiveram como
propósito principal averiguar a viabilidade desta tecnologia como substituta da
tão usada rede CAN, focando no comportamento temporal. Foram efectuadas
medidas temporais sobre o barramento CAN e sobre o barramento Powerline.
As medidas no barramento Powerline foram efectuadas usando uma das
soluções disponibilizadas pela empresa Israelita Yamar Electronics®, o
modem transdutor DCB500. Com base nesta solução construiu-se um canal de
comunicação Powerline sobre o qual foram efectuadas medidas de tempos de
transmissão de pacotes de dados e efectuados alguns testes de arbitragem no
acesso ao barramento, com e sem prioridades.
Os resultados exibiram algumas características da tecnologia utilizada,
nomeadamente o overhead de comunicação, que apenas permite chegar ao
throughput nominal com transferências relativamente largas, bem como
revelaram a necessidade de aprofundar os testes de arbitragem no acesso ao
barramento com prioridades, pois deixaram no ar várias dúvidas quanto à
respectiva eficácia, aspecto considerado fundamental para uma solução
comparável com CAN.
ABSTRACT: The growth in volume and complexity of electronic systems in vehicles has
led to a large-scale use of distributed architectures using specific networks
such as CAN, LIN, TTP/C and more recently FlexRay. Lately a technology that
has suffered major improvements is the Powerline technology. With this
technology applied to automotive networks the wiring existing in cars could be
significantly reduced.
Tests carried out in this experimental work aimed mainly at determining the
feasibility of this technology as a replacement of an automotive CAN network,
focusing on its temporal behavior. Temporal measures were made on the CAN
and Powerline buses.
Powerline measures on the bus were made using one of the solutions
offered by Yamar Electronics®, namely the modem-transducer DCB500. A
Powerline communication channel was built using this solution in which time
measurements of transmitting packets of data were carried out together with
bus access arbitration tests, with and without priorities.
The results exhibited some characteristics of this technology, namely the
communication overhead that requires reasonably long transfers to achieve the
nominal throughputs, but also revealed the need for further tests concerning
the bus access arbitration with priorities, an issue that is considered is
fundamental for a solution comparable to the CAN bus. Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Almeida, Luís Miguel Pinho de; Pedreiras, Paulo Bacelar Reis