Author(s):
Jorge, José Hermínio Campos
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/2014
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Engenharia electrónica; Detectores; Ultrassons; Transdutores; Processamento de sinal
Description
Este documento descreve um trabalho desenvolvido no âmbito da tese de Mestrado,
ano lectivo de 2007-08, do Mestrado Integrado de Engenharia Electrónica e
Telecomunicações da Universidade de Aveiro. O trabalho realizado foi no sentido de
desenvolver um sistema de detecção de obstáculos móveis baseado em ultra-sons, para
aplicar num veículo cujo principal objectivo é participar na prova Eco-Maratona Shell.
Pretendia-se com este sistema detectar veículos em aproximação pela retaguarda e
avisar ao piloto através de mecanismos de apoio. Pretendia-se também determinar qual
a velocidade de aproximação e qual o quadrante de aproximação em relação ao eixo de
direcção do Ícaro. Durante a realização deste projecto, grande parte dos esforços foram
no sentido de construir um sistema de detecção de obstáculos que permitisse apenas, a
aquisição de ecos provenientes de direcções paralelas ao solo, focalizando o máximo de
energia possível em torno dos 0 graus. A autonomia do sistema também foi tida em
conta, pois o sistema foi idealizado para um veículo automóvel, tendo como única fonte
energética a bateria. Deste trabalho, resultou um protótipo para o sistema de detecção
com bastantes potencialidades para a aplicação. No entanto ainda carece de testes
efectuados em movimento, isto é, em condições reais, para colmatar qualquer problema
detectado. Ultra-sounds are a path to detect obstacles, but there are various ways to use them to that goal. In this work, we evaluate some devices based in ultra-sonic transducers and compare them to achieve a good performance in obstacle detection and
distance determination as well.
A Shell Eco-Marathon driver must have the perception of the rear distance object , this is given by ears and eyes. The vision of the rear objects is given by the car
mirrors, but in this case is also given by a led´s panel, the earing perception is given by sounds produced in function of the direction of the rear object.
This system is to be applied to a car and must be autonomous, there are a group of devices to reach a system based only on the car battery in terms of energy. Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações