Autor(es):
Pereira, Ana Rita da Fonseca
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1860
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Ensino multimedia; Ensino da matemática; Educação de adultos; Técnicas pedagógicas; Tecnologia da informação
Descrição
Vivemos numa Sociedade por muitos designada do Conhecimento e da
Informação, onde se torna, cada vez mais, uma necessidade a utilização e o
domínio das tecnologias informáticas por parte das pessoas, para que mais
facilmente se possam adaptar a esta sociedade em constante evolução. Ora, a
esta necessidade associa-se, também, a importância da formação ao longo da
vida. Para que esta seja bem sucedida, é primordial que se estabeleçam
relações entre as experiências e situações do quotidiano das pessoas, para
que estas possam adquirir e desenvolver novos conhecimentos e novas
competências. Como os padrões matemáticos se encontram fortemente
representados no nosso quotidiano, uma abordagem da matemática centrada
nos padrões pode contribuir para que, mais facilmente, as pessoas percebam
de que forma a matemática está presente no nosso dia-a-dia e de que forma a
utilizamos, fazendo assim com que fiquem com uma ideia mais positiva e
correcta da matemática.
Assim, com esta investigação pretendeu-se avaliar o impacto da utilização de
tecnologias informáticas, nomeadamente de blogues, e de uma abordagem
matemática centrada nos padrões, privilegiando-se a estratégia da WebQuest,
em formandos que frequentam um Centro Novas Oportunidades (CNO), ao
nível do desenvolvimento de competências tecnológicas e matemáticas, tanto
específicas como transversais.
O estudo de caso desenvolvido inseriu-se num paradigma de investigaçãoacção
e envolveu cinco formandos que frequentavam o Centro Novas
Oportunidades e pretendiam obter uma certificação de nível básico.
As principais técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação, a
análise documental e a inquirição, suportadas por instrumentos como: diário de
bordo, notas de campo/soltas, produções dos formandos, testes,
questionários, entrevistas e conversas informais. Os dados recolhidos foram
alvo duma análise de conteúdo essencialmente qualitativa com intenções
descritivas e interpretativas.
O estudo permitiu concluir que o uso de tecnologias informáticas, como o
blogue, e uma abordagem matemática centrada nos padrões, em que se
privilegiou a estratégia da WebQuest, contribuiu efectivamente para
desenvolver apetências e competências tecnológicas, ao nível da navegação e
exploração de recursos na Internet e para uma maior e melhor apropriação do
sentido de padrão, bem como da construção duma imagem mais correcta e
positiva da Matemática.
ABSTRACT: We live in a society that many people name Knowledge Society and
Information Society, and where more and more people feel the need to use and
manage Information Technologies (IT) so that they can more easily adapt to
the constant changing world.
Well, to this necessity is also connected the importance of lifelong learning. In
order that continuing education is well succeeded it is imperative to establish
relationships between the experiences and the situations of each person's daily life, so that they can acquire and develop new knowledge and new
competences.
As mathematical patterns are strongly represented in our everyday life, an
approach of pattern centered mathematics can contribute to a better
understanding of how mathematics is present in our daily life and in which way
we use it. This also promotes a more positive and correct idea of mathematics.
This investigation intends to evaluate the impact of the use of IT and a pattern
centered mathematical approach at the level of technological and mathematical
competences (specific and transverse) development. The selected study group
was participants who attended a Centre for New Opportunities (CNO).
The case study developed was inserted in a paradigm of investigation-action
and involved five participants attending the Centre for New Opportunities
(CNO) with the aim of obtaining a basic level certification.
The main techniques for data collection were observation, document analysis
and investigation, supported by instruments as: journal, field notes, participants'
work, tests, questionnaires, interviews and informal conversations. The
collected data was submitted to essentially qualitative content analysis with
descriptive and interpretative intentions.
The study demonstrated that the use of IT, as blogging, associated with a
mathematical pattern centered approach, in which the WebQuest strategy was
privileged, contributed effectively to develop interest and technological
competences.
A positive impact was verified at the internet navigation and resource
exploration level, as well as for a wider and improved appropriation of the
sense of pattern, which translated into a better representation of a more
accurate and positive image of the Mathematics. Mestrado em Multimédia em Educação