Autor(es):
Pereira, Liliana Sofia Fernandes
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1818
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão de empresas; Internacionalização de empresas; Gestão de vendas
Descrição
O fenómeno da internacionalização tem registado um desenvolvimento sem
precedentes, quer no sector industrial, quer no sector de serviços. Devido à
globalização dos mercados, provocada pelo aumento da concorrência e do
ritmo de inovação, as empresas têm a necessidade constante de definirem
estratégias que levem à sua competitividade empresarial, permitindo assim
estarem aptas para reagirem aos desafios que se lhes colocam e lhes
ameaçam a sua sobrevivência.A internacionalização já não é uma opção,
mas um imperativo.
Uma empresa internacionaliza-se quando pratica actividades de
internacionalização de tipo inward, outward ou de cooperação. Este trabalho
apenas abordará as actividades inward e outward uma vez que estes são os
conceitos-chave da ligação entre as actividades de internacionalização
inward-outward.
Alguns teóricos e gestores consideram as actividades de internacionalização
de tipo outward como as primeiras actividades do processo de
internacionalização empresarial. Vários estudos demonstram porém, que
este nem sempre é o caso.
Através de uma revisão bibliográfica, o propósito deste trabalho pretende
compreender em que medida as actividades de internacionalização do tipo
inward (como o international purchasing) e a própria ligação inward-outward
contribuem para o desenvolvimento do processo de vendas nos mercados
internacionais e levarem assim as empresas à obtenção de vantagens
competitivas.
O estudo do processo de internacionalização empresarial na vertente
inward-outward é muito importante sob dupla perspectiva: - a científica, na
medida em que existe ainda pouca investigação nacional e internacional
relativamente a este tema e – a empresarial, no sentido de auxiliar e
incentivar as empresas a desenvolverem o seu próprio processo de
internacionalização de vendas para os mercados externos, através dos
conhecimentos, experiências e contactos obtidos por anteriores práticas de
importação.
ABSTRACT: The phenomenon of internationalization has registered a development without
antecedents either in the business environment, or in the services. Due to the
globalization of markets, caused by the rise of competition and the rhythm of
innovation, the enterprises have a constant need of defining strategies that will
lead them to their enterprise competitively, allowing them to be able to react to
challenges that may arise and threaten their survival. The internationalization is
not already an option but an imperative.
An enterprise will internationalize itself when it practices inward, outward or
both internationalization activities. This thesis only develops the concepts of
inward and outward activities because they are essential to the linkages
inward-outward.
A great part of researchers and managers consider outward internationalization
activities as the first step in the process of business internationalization.
Several studies have shown however, that this is not always the case.
Through a bibliographical revision, this task aspires to determine to what extent
the inward internationalization activities (like international purchasing) and the
very inward-outward connection, contribute to the development the process of
sales in international markets.
The study of inward-outward connection of the internationalization business
process is very important under a double prospective: - a scientific one, to the
extent that there is still little national and international investigation relative to
this subject and – the enterprise, in the sense of helping and motivating
enterprises to develop their own process of outward internationalization through
knowledge, experience and previous contacts obtained through inward
practices. Mestrado em Gestão
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Ferreira, Luís Miguel Domingues Fernandes; Moreira, António Carrizo