Author(s):
Figueiredo, Vítor Manuel Pinto de
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1774
Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Subject(s): Gestão do turismo; Destinos turísticos; Transportes aéreos; Desenvolvimento do turismo
Description
A entrada no mercado das companhias aéreas de baixo custo, após a
liberalização do sector na Europa, originou alterações profundas no
sector da aviação. Com novos modelos de negócios que visam a
redução de custos, que se traduzem em preços mais atractivos para os
clientes, estas empresas passaram a escolher aeroportos regionais,
menos congestionados e com taxas aeroportuárias reduzidas, para aí
estabelecer as suas operações.
As regiões começaram a sentir quer na sua economia, quer em termos
sociais os benefícios deste tipo de companhias. O turismo não é
excepção. Entidades públicas e privadas, Governos Regionais e
Centrais, bem como organismos ligados ao turismo começaram a ver
potencialidades acrescidas para as suas regiões, com a realização de
investimentos em aeroportos para companhias aéreas de baixo custo.
Muitas regiões estabeleceram parcerias estratégicas e aproveitaram os
subsídios da União Europeia para a concretização deste tipo de
projectos.
Sendo o turismo o principal beneficiário deste novo paradigma, verificase
que em muitas regiões onde estes projectos são levados a cabo, são
as entidades regionais de turismo e os privados que, em conjunto,
alavancam, de forma coordenada, através da criação de fundos de
financiamento e parcerias estratégicas, todo o processo.
Neste trabalho pretende-se aferir se estão as entidades regionais,
públicas e privadas, com responsabilidades no turismo, sensibilizadas e
disponíveis para organizar-se e investir no desenvolvimento de
aeroportos regionais, como forma de atrair serviços aéreos de
companhias aéreas de baixo custo, facilitadoras do desenvolvimento
económico em geral e do turismo em particular.
ABSTRACT: The entry of low cost airlines after liberalization of the sector in Europe
has led to profound changes in the aviation market. With new business
models aimed at reducing costs, which translate into more attractive
prices for customers, these companies have to choose regional airports
less congested and reduced airport charges, there to host their
operations.
The regions began to feel both in its economy, both in terms of social
benefits of such companies. Tourism is no exception. Public and private
entities, regional and central governments and agencies related to
tourism began to see increased potential for their regions, with
investments in airports to low cost airlines operations.
Many regions have established strategic partnerships and took
advantage of EU subsidies for the implementation of such projects.
Since tourism is the main beneficiary of this new paradigm, it appears
that in many regions where these projects are carried out are the
regional tourism industry and private entrepreneurs together, working in
a coordinated manner through the creation of financing funds and
strategic partnerships, the course of the process.
This paper seeks to establish whether they are regional authorities,
public and private, with responsibility for tourism, aware and available to
organize and invest in the development of regional airports as a way to
attract air service of low cost airlines, facilitating economic development
in general and tourism in particular. Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
Document Type
Master Thesis
Language
Portuguese
Advisor(s)
Ferreira, Ana Maria Pedro Alves; Eusébio, Celeste