Document details

O recurso a meios digitais no contexto do ensino superior : um estudo de uso da...

Author(s): Soigné, Christelle Marie Cardoso cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10773/1719

Origin: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Subject(s): Gestão da informação; Ensino superior; E-learning; Tecnologia da informação


Description
O presente trabalho propõe uma averiguação sobre a utilização das plataformas de e-Learning no contexto do ensino superior como um complemento ao estudo tradicional e a importância que se atribui a estas práticas. Pretendeu-se fazer uma reflexão crítica sobre a utilização das funcionalidades das plataformas de e-Learning no ensino superior. Neste âmbito tornou-se pertinente questionar sobre a disponibilidade, por parte dos alunos e professores, para a utilização das plataformas de e-Learning como um complemente ao estudo tradicional, sobre a importância que os utilizadores das plataformas de e-Learning atribuem a estas práticas e sobre as percepções que os utilizadores das plataformas de e-Learning têm relativamente à eficiência e eficácia destas como ferramentas de estudo. Para sustentar esta investigação, procedeu-se a uma revisão da literatura. Primeiro pretendeu-se compreender o conceito, os componentes e as características principais do ensino tradicional, bem como as vantagens e desvantagens desta forma de ensino. Também se indicaram os meios digitais disponíveis e utilizados para complementar o estudo dos alunos, fazendo uma maior referência ao e-Learning e ao recurso das plataformas desta prática de ensino. A UFP (Universidade Fernando Pessoa) é uma instituição de ensino superior da cidade do Porto que utiliza como plataforma de e-Learning a UFP-UV (Universidade Virtual da Universidade Fernando Pessoa) que tem por base a tecnologia Sakai. Para avaliar o uso da UFP-UV na UFP foi, em seguida, tomado um estudo de caso, realizando um inquérito a docentes e alunos desta instituição de ensino superior. Em termos globais, os resultados que se obtiveram foram relevantes e de alguma forma decisivos para responder às questões levantadas no início do trabalho, pois concluiu-se que, de uma forma geral, os utilizadores estão disponíveis e sentem-se confiantes para o uso das plataformas de e-Learning achando importante o recurso a estas práticas como complemento ao ensino tradicional, tornando todo o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente e eficaz. ABSTRACT: The proposed work intends to inquire about the e-Learning platform use at university as an addition to the traditional methods and its importance there. It is our goal to reflect upon the usage of the e-Learning platform functionalities on the high level education. It became crucial to inquire both students and teachers and find out about their availability to use e-Learning platforms as an addition to the traditional study method, about the platform importance for them and the perception the e-Learning platform users have about its efficiency and effectiveness as study tools. In order to support this investigation we have made the necessary bibliographic revision about those concepts. We had to understand the traditional study concept, its components and main details as well as its advantages and disadvantages. We have also referred the current digital ways which students use in order to improve their studying as well as a major reference to the e-Learning usage. The UFP (Universidade Fernando Pessoa) is a high level education institution located in Oporto. Based on the Sakai technology, this university uses UFP-UV (Universidade Virtual da Universidade Fernando Pessoa) as their own e-Learning platform. So, in order to analyze the UFP-UV usage in the UFP, we started a case study inquiring teachers and students. The final results were quite relevant and somehow crucial in order to answer the questions asked in the beginning of this project. We concluded that the major university population (teachers and students) are available and feel motivated to use this kind of platforms as a means to improve their study methods as well as making all the learning and teaching process more efficient and effective. Mestrado em Gestão da Informação
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gouveia, Luis Manuel Borges
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU