Autor(es):
Veloso, Alexandre de Lima
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/1709
Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro
Assunto(s): Gestão do turismo; Destinos turísticos; Desenvolvimento regional
Descrição
A presente dissertação tem como objectivo principal detectar e analisar os
efeitos da adopção do modelo de gestão através de redes nos impactos
económicos do turismo num destino. Para que este objectivo fosse alcançado,
o primeiro passo foi o de realizar uma revisão bibliográfica sobre temas
relacionados com esta área de investigação, nomeadamente o sistema de
gestão através de redes, os modelos de desenvolvimento económico, os
impactos decorrentes da actividade turística num destino, metodologias de
avaliação e quantificação dos impactos economicos e, finalmente, a relação
existente entre a adopção do modelo de gestão através de redes e o
desenvolvimento turístico e económico dos destinos.
O enquadramento teórico realizado foi sintetizado num modelo de investigação
que procurava avaliar a influência das redes no impacto económico do turismo.
Por questões metodológicas o modelo principal foi dividido em dois submodelos,
o primeiro analisando a influência da gestão de redes na oferta
turística de um destino e o segundo analisando esta mesma influência na
procura turística.
A partir dos modelos desenvolvidos, foram elaboradas hipóteses de
investigação. A principal hipótese formulada propõe que a adopção da gestão
através de redes nos destinos origina um acréscimo dos benefícios
económicos que o turismo proporciona para esse destino.
Para que esta hipótese principal e todas as hipóteses derivadas fossem
verificadas, foi realizado um estudo de caso que teve como objecto a rede
formada pelo integrantes das Rotas Gourmet de Lousada, município localizado
na Região Norte de Portugal. Nesta investigação foram contactados todos os
elementos da oferta turística local para a realização de entrevistas semiestruturadas.
Os dados recolhidos nas entrevistas foram objecto de análises
qualitativas e quantitativas. O objectivo da análise dos dados foi o de detectar,
na prática, de que forma a organização em rede influencia a procura e a oferta
turística dos destinos e consequentemente que alterações poderão ocorrer nos
beneficios económicos que o turismo proporciona para os destinos.
Este estudo fornece alguns contributos para um melhor conhecimento da
relação entre modelos de gestão dos destinos através de redes e
desenvolvimento económico destes destinos. Além disso, este estudo pode e
deve servir de base para que novas investigações sejam feitas sobre o tema,
para que cada vez se acumule mais conhecimento sobre os efeitos dos
modelos de gestão implementados nos destinos turísticos.
ABSTRACT: This dissertation aims to identify and analyze the impact of network
management model on a tourism destination. In order to achieve this objective,
a theoretical reflection was first carried out. This included the study of fields
such as network management, economic development, the economic impact of
tourism, its assessment and measurement, and, finally, the relationship
between network management and tourism development.
The conceptual framework was summarized in a research model designed to
assess the influence of a network on the economic impact of tourism. For
methodological reasons, this main model was divided into two sub models, one
of which analyzed the influence of networks on the supply side of tourism, while
the other focused on the demand side. Based on these models, a number of
research hypotheses were then formulated.
The main hypothesis proposes that the adoption of the network management
model on a tourism destination will increase the benefits of tourism on the local
economy. In order to test this, and the other interrelated hypotheses formulated
by the author, a case study was carried out. It focused on a network built
around a Gourmet Route centered on the municipality of Lousada, in northern
Portugal.
The research data was collected through semi-structured interviews conducted
with all of Lousada’s tourism suppliers. This data was analyzed by quantitative
and qualitative methods. The results were employed to determine the way in
which network management can effectively influence the local economy, and
also to measure the real impact of network on the destination.
The research work led to some interesting results. The influence of network
management on the economy of Lousada was identified and analyzed on a
scientific basis. This dissertation may serve as a starting point for further
research in this field, aiming to shed some light on the effects of management
models on tourism destinations. Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
Tipo de Documento
Dissertação de Mestrado
Idioma
Português
Orientador(es)
Eusébio, Celeste; Breda, Zélia Maria de Jesus